segunda-feira, março 19, 2007

Básico

A minha gata às vezes anda às voltas a tentar apanhar o rabo, depois de enrodilhar tudo à volta das patas e não conseguir nada, fica tonta e pára. Deita-se. Chamo-lhe "tresloucada". Ela olha para mim indiferente ao conceito, atenta ao tom, o tom marca a diferença entre: Devo aproximar-me ou é para me pirar daqui rapidamente? Se disser "tresloucada" como quem diz "Querido bicho" ela mia um pouco e roça-me as pernas, mas se disser " tresloucada" como se dissesse "Raios partam o bicho!" foge a esconder-se. Ok. Moral da história. Nós, os bichos vulgarmente apelidados de seres racionais, somos também à flor da pele, inscritos num movimento rápido entre atracção e repulsa que é muito bem disfarçado pelo correcto comportamento social...diria disfarçado mas não controlado, está lá, a linguagem das vísceras, atracção e repulsa. Básico. Simples.Autêntico.O resto é inclinação para a sentimentalidade.

15 Comments:

Blogger * said...

esses rodopios fazem-me rir :-) qtas vezes me apanho a fazer o mesmo!

12:53 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... pois. As inclinações para o sentimentalismo e para os felinos domésticos. À flor da pele. Sempre. Socialmente correcto ou não.



É tão cómodo escrever um comentário utilizando alguns vocábulos inscritos do texto, não é? Hoje estou assim. Para o copianço...

3:37 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

mónica: Bem...sério? gostava de ver isso!

legível:pois vai copiando...que eu bou-me a tua casa fazer o mesmo.(vingativa!)

12:17 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

É engraçado... nas minhas observações etologicas... percebi que uma das grandes diferenças entre nós seres ditos racionais, dos ditos nao racionais, passava essencialmente que os primeiros fixam o olhar na face e os segundos nas mãos...
O resto, a sentimentalidade... só dá a significação a tudo.

Bjo doce

2:50 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

presença: contra o argumento um facto: a minha gata fita-me nos olhos...será racional?

7:54 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... o meu cão (que não tenho) olha-me para os bolsos como quem diz: "Vê se abres os cordões à bolsa e vai ao talho... "

Não resisti a estes olhares...

8:55 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

legível: vai daí estás com saudades do cão que não tiveste! Ou será do cão que não tens? dos bolsos? se calhar é do talho,,,será dos olhares...(estes teus comentários baralham-me!)

10:34 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... "os primeiros fixam o olhar na face e os segundos nas mãos...". Dixit presença . "a minha gata fita-me nos olhos..." . Dixit manhã.

Tem um belo fim-de-semana sem baralhações.

10:02 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Helena Serrão said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:21 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

legível: era uma brincadeira com o cão que não tinhas...
Bom fim-de-semana! Bjos

10:24 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Peg solo said...

também sou vulgarmente racional e também me inclino (moderada) para sentimentalismos de "crash bum bang" social ... muita inclinação leva ao desequilibrio e ao desbaque!

e tb ando, assim cm o legi, numa onde de copianço ;)

7:09 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Manhã e Legivel,

andei ausente mas presente...
Mas nao pude deixar de vos ler... Digo-vos no meu ar blazé... fixem os olhos onde quiserem, mas fixem... risos!!!

Manha,
Essa gata deve ser especial... mas digo que qnd os animais trocam mimos nao nos fixam nos olhos... e tenta fazer esta experiência... fixa o olhar no olhar de um cao e verás o q ele te fará??? (cuidado) risos...

3:40 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

peg solo: crash e bang é assim a modos que colapso,para a desgraça, sim, também nós e a desgraça sentimental são coisas comuns.Copianço?

presença: insisto a minha gata é nos olhos, mas acho que não vê bem, que é mesmo pitosga, mas nós temos a modos que um tu cá tu lá precioso! Com os cães tou a perceber o que queres dizer sim, ficam quietos, olhando pras mãos...pros bolsos...pra comida sobretudo se a tivermos na mão...

7:12 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger * said...

a observar :-))))))

7:26 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

monica: sim, a topar o que se segue!

7:42 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home