sábado, março 19, 2005

Yourcenar

" Amar de olhos fechados, é amar como um cego.Amar de olhos abertos, é talvez amar como um louco; é aceitar perdidamente."
Fogos, 1935
Yourcenar escreveu esta frase com 32 anos, fruto de uma 'crise passional' segundo as suas palavras. Hoje, nesta manhã de sábado enevoada apeteceu-me invocá-la.Tenho para mim que estes tratos do amor se dizem melhor de forma alegórica, por estórias, que darmos ao amor o protagonismo acentua o seu lado disperso e abstracto , pois que o amor é tudo. Logo podemos sempre dizer isto e o seu contrário que continua a ser verdadeiro, depende somente do momento, da exigência vivida no tempo e no espaço, por isso aqui e agora e só aqui e agora esta frase tem a força de um imperativo. Compreender isso não retira uma vírgula à universalidade da ideia, (a autora reafirma-o ao contextualizar a frase no percurso da sua vida) ,à capacidade de se adaptar como uma luva incandescente a todos e em alguns momentos expressar de forma irrecusável o que perseguimos como essencial. Na sua ilha dos "Montes Desertos" ou num bairro qualquer na periferia de uma cidade ,setenta anos depois, falamos do mesmo como um diálogo infindável, uma procura constante que é a marca da nossa muito frágil humanidade.

7 Comments:

Blogger SalsolaKali said...

Amar de olhos abertos…
Decididamente e definitivamente.

E que vento ciclónico me sobressalta no fim desta manhã deserta...
Tem um bom dia. Fica Bem.
BJ
SK

12:17 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Olá, ando às voltas com a edição da imagem que desapareceu.

12:37 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Acho eu, se calhar deliro, mas gostei dessas deambulações,só...

1:35 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SalsolaKali said...

Personificando. Atribuindo o rosto às palavras, o texto ganha vida tridimensional e assim, novos contornos, linhas no “esquiço”, para deambular…
Pois eu ainda não me dei ao trabalho de ver como se colocam imagens…
Corro o risco de, caso aprenda, encher o Pedras de uma outra escrita, e pior do que isso, deixar-me gastar ainda mais tempo em busca da imagem perfeita para descrever qualquer coisa imediata que se sente ou se quer atingir. Seria uma tentação perigosa à minha sanidade mental.
:)
Bom fim-de-semana.
BJ
SK

6:05 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Salso, as fotos também ficam bem e para homenagens são óptimas. A yourcenar tira-me do sério. Mas tens razão, perde-se demasiado tempo com estas coisas técnicas!Melhor é não lamentar demasiado! Fica bem bom fim de semana.

9:04 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger acidgirl said...

A frase é linda.É breve,porém diz tudo!O mais fácil é amar de olhos fechados,qualquer o faz.Agora,amar de olhos abertos,e com isso enxergando os defeitos alheios e compreendê-los, é que é difícil,tarefa árdua.Somente quem muito ama consegue tal feito.

5:27 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Sweet, olhos abertos. bem abertos senão tropeçamos...eheh

11:12 da manhã <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home