segunda-feira, junho 13, 2005

À poesia de Eugénio de Andrade e à coragem de Álvaro Cunhal

Trouxeram agora a notícia de uma múltipla morte , no fundo apenas dois homens que morreram simultaneamente, velhos, esgotando lentamente, num fôlego profundo, o oxigénio que nos permite a todos respirar melhor.A sua morte simultânea tem um quê de simbólico e trágico, afigura-se-nos como o virar da página de Portugal e deste século, o fim de uma geração de homens que acreditavam na partilha, no solidário, nas palavras e nos grandes sentimentos, esses que não têm fronteiras nem tempo.Um poeta e um político, Eugénio de Andrade e Álvaro Cunhal. Vivi com eles, ao seu lado, em vários momentos me iluminaram, me fizeram pensar e confiar um pouco mais na infinita possibilidade que a cada um de nós cabe de mudar o curso das coisas com a força e a clareza das nossas ideias. Atiro-me aos livros do Eugénio,tiro-os da estante antes que o vento do tempo esgotado pelo corpo os leve mas não devo temer, estas palavras ficam, ficarão, não há morte que as apague. Aqui estão e para sempre.


"Urgentemente
.
É urgente o amor
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer."

Eugénio de Andrade, Até amanhã, 1951

9 Comments:

Blogger SalsolaKali said...

...palmas...
BJ SK

6:27 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Monalisa said...

Escolheste um poema dos que eu gosto mais. Beijo

9:57 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Salso, palmas para quê?

Monalisa, verifico com espanto, que entre os muitos poemas de Eugénio, este foi escolhido por vários bloguistas...estranha coincidência...

9:49 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Menina Marota said...

Uma bela escolha, que gosto mesmo muito!

Um abraço sentido e triste, pelos Homens que perdemos este mês de Junho

5:33 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

menina, há poemas que são assim...como não gostar deles?

11:29 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Peg solo said...

lembro-me que ha bem pouco tempo, talvez um mês ou dois, falava de eugénio de andrade, achava incompreensivel pessoas lusofonas cm os brasileiros não o conhecerem, apetecia-me mandar cem mails p o brasil c poemas,não mandei! e agr acho que ja n posso mandar.. porque, nao sei mto bem porquê. espero que pelo o poeta/escritor/homem que morre nasçam 3! o poema "ate amanha" é unico e acho que foi o seu titulo que o pôs nos blogs mais do que coincidencia, um "ate amanha eugénio!" .

10:00 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger SalsolaKali said...

aplaudo para me despedir de dois grandes homens, porque os merecem... não achas?
BJ SK

12:46 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger AlmaAzul said...

... quero continuar a acreditar que ainda existam esses Homens. Senão morreria nesse dia.

2:14 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

pegada,mais grave que os brasileiros não o conhecerem é os portugueses que são uns míseros 10 milhões , numa entrevista de rua em cada cinco entrevistados 3 desconheciam quem era Eugénio de Andrade...desculpe lá...é um político não é...eu cá não ligo muito. Nesse dia levei logo para as aulas o livro, talvez se esqueçam mas, pelo menos alguns vão reter!

Salso, está esclarecido. Claro que merecem, todas!

Almaazul, assim como estes, acho que não, outros com valor igual mas diferentes!

6:34 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home