quarta-feira, abril 13, 2005

Compreensão


King Vidor " The Crowd"
Sempre me surge na memória uma frase, uma frase como tantas outras, ditas por alguém por quem nem sequer nutrimos especial simpatia. "Era considerado um louco, fui até internado, até que encontrei uma pessoa que finalmente me compreendeu, quando isso aconteceu, como por magia deixei de me sentir louco e deixaram de me julgar como tal." Secretamente o nosso anseio dirige-se para essa possibilidade: ser reconhecido na sua incompletude; com as suas arestas , os seus escaninhos,no côncavo e no convexo do seu ser individual.
Parece não ter importância alguma essa dor permanente que sentimos, essa atmosfera de nevoeiro onde nos movemos quando ninguém nos parece compreender e aceitar. Reagimos aceitando o facto como não tendo importância, ou rejeitando os outros,ou mesmo revoltando-nos contra a indiferença social que parece simpática para a mancha humana e incapaz de se articular em nichos seguros de amabilidade e benevolência, mas a dor é uma bala na culatra, pronta a disparar, pronta a projectar-nos no fim ou no princípio,pois ora queremos morrer visto que ninguém se importa verdadeiramente com isso, ou queremos nascer de novo para alterar tudo. Hoje andava à procura de uns óculos e deparei-me com uma infinidade de oculistas , tinha muito por onde escolher, para melhorar a visão a sociedade de consumo esmera-se, mas "TODAVIA PORÉM" os que por lá andavam no centro comercial pareciam nada ver. A cegueira é mesmo aquela de quem não vê o que está ali perto, o outro, aquele que é preciso ver, com aqueles óculos da compreensão , os olhos da inteligência e do afecto. Com tantos óculos,não temos desculpa, e muito menos perdão.


7 Comments:

Blogger SalsolaKali said...

Não são os óculos, esses acessórios ópticos que nos melhoram a visão exterior.
É a visão interior que está doente e que é preciso operar, de dentro, porque essa não pode melhorar através da óptica nem com um qualquer acessório…
BJ SK

8:52 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger sotavento said...

Depreendo, então, que estás contente por teres óculos novos!... :)

4:13 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Salso, Boas. Da visão interior,digo, da compreensão não há óculos que remedeiem,é o circo das feras, amestradas, preferimos amestrar a atender à estranheza, basicamente é isso, com um bocadinho de perplexidade e umas pitadas de bom senso.

Sota, depreendes? Pois muito bem,óculos e contentamento, que nos falta então? Devo estar senil para sentir que me falta o mais importante apesar dos óculos...é concerteza da idade...não perdoa!

8:23 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Bem, o que dizer quando ha palavras que dizem tudo? O que dizer quando se nos deparam palavras tão bonitas?
Eu gostava de escrever assim=)

10:15 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Pé, obrigada és muito gentil.

2:35 da manhã <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

yes it is!!!
Beijocas e obrigada pela visita. Eu venho cá dep. com calma.

9:25 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Luar, espero que venhas, fico à espera!

10:32 da manhã <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home