segunda-feira, agosto 08, 2005

Aprender a respirar



Vermeer, Jovem rapariga adormecida
Se, numa tarde morna, nos deixarmos levar por devaneios inconsequentes, se pousarmos os olhos sobre a geometria da paisagem, se tocarmos com a ponta dos dedos a textura de um pano, se não quisermos ver mais senão o ritmo das cores, se sentirmos as gotas de água que se formam lentas sobre a nossa pele, se pousarmos os pulsos quebrados na gentileza de uma mesa de madeira e se, mesmo assim, uma águia teimar em debicar na ferida aberta, então o melhor mesmo é fechar a porta devagar e aprender a respirar.

8 Comments:

Blogger Alberto Oliveira said...

Reposta a verdade dos factos, Vermeer respirará de alívio esteja onde estiver, Carvalho da Silva debruçar-se-á sobre a eventualidade da convocação de uma greve geral nacional e Prado Coelho fica com mais espaço para preparar a próxima crónica no DN.

Eu, sorrirei por este momento de boa disposição e dir-te-ei que este teu texto bem podia "ser pintado" numa tela de 2,00x1,50 com o título "respiração". Parabéns.

12:13 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

legivel: O que poderiamos nós fazer sobre um quadro destes.A tentação é de fechar a porta e deixar a rapariga dormitar sossegada enquanto na sala ao lado se montam as câmaras para um directo sobre o estado de espírito da população portuguesa. A rapariga era a entrevistada!! Claro!

12:29 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger CP said...

Muito bem.
Vermeer é sem dúvida o meu pintor realista preferido.

6:43 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

cp: Também é um dos meus pintores favoritos.

sandra:Ok.Sê bem vinda!

11:30 da manhã <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Uau!O seu blog é muito criativo e comunicativo.Continue, com esse jeito e talvez possa a vir escrever ou elaborar um livro.

9:34 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SalsolaKali said...

...respirar bem fundo, três ou quatro vezes, e seguir em frente...
Mandar embora a águia embora e deixar a ferida sarar ao tempo.
BJ SK

1:43 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger rita said...

se... *

5:23 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Oi Salso, sábio conselho o teu, mas depois de respirar olha, por milagre, continuei e...gostei, agora não quero outra coisa. Quanto à águia, não foi o Prometeu que a tinha como castigo?

Rita, pois SE, se se se, ora...e se fosse só um começo?

8:08 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home