domingo, setembro 14, 2008

Vindimar

Dionisos, deus do vinho, gravura grega


Setembro é um mês especial para se viver o tempo, porque não só marca a passagem do verão para o inverno, do lazer para o trabalho, como é o mês assinalado nos países mediterrânicos como o tempo da vindima. Apanhamos a uva doce em cachos compactos, colocamo-la em cestos, transportamos pro lagar, depositamos, pisamos e depois a natureza produz por si a própria mudança. Os gregos marcavam esta época com grandes festas, e nós, dispersos pelo betão já só temos desta vindima artesanal uma memória nostálgica, há máquinas para tudo e já não são precisos os pés e as mãos, servimos o vinho e há no vinho uma amálgama de espíritos que se libertam de todo este tempo de transformação, fermentação, maturação, como um organismo vivo que vai com o tempo atingindo a sua forma perfeita. Gosto de participar neste ciclo de mudança. Sei que vêm aí tempos difíceis, amanhã começam as aulas e não tenho bons augúrios para este ano, estou cansada de tanta mudança repentina sem a devida fermentação e maturação, cansada de tanta pressão para o sucesso. O sucesso não se faz à pressão, não se mede estatísticamente, obedece a muitas variantes que não são susceptíveis de ser quantificadas. A educação afastou-se da respiração natural e é hoje uma fonte de burocracias e mal entendidos. sorry. devia dizer o contrário porque sou professora, mas não digo, não posso. Espero que o tempo e o bom senso das pessoas impere sobre esta algraviada de economicismos grotescos. Comecei pelo vinho e acabo na educação para dizer que acabou a festa, vamos para outra vindima!

18 Comments:

Blogger Ana Paula Sena said...

Ora bem! Lá vamos nós...! :)

Daqui a uns tempinhos, fazemos o ponto da situação.

Bj

1:37 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Manuel Veiga said...

gosto degustar este vinho. que posso fazer? rss

beijos

10:22 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

ana paula: sim, lá para dezembro. Bom ano!

herético: nada, é mesmo degustar e agradecer aos deuses que fizeram de ti um bom degustador! ehehe bjo

10:40 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger CNS said...

A urgência do sucesso, que apenas gera mediocridade em massa. Gostei muito do seu texto.

um abraço

11:31 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger mdsol said...

E disse muito bem!
:))

11:40 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger ~pi said...

[ triste, triste,

substituir os gestos

mais

precisos

coleccionar sinais

moribundos

de burocracia

( des

observar

as vindimas




~

1:42 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Clara said...

Gosto do mês de Setembro. É o mês que me obriga a mudar. Que me sacode sem eu querer...
Bjks

4:37 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Anonyma said...

O sucesso escolar é uma função estatística aplicada sobre uma amostra não representativa, e cuidadosamente seleccionada, de um universo de indivíduos...houve um tempo em que seria apenas aprender a aprender...parece que caiu em desuso...ou talvez não tenha dado jeito a alguém...quem sabe...
Um bom ano e muita muita paciência...
;)

11:19 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Unknown said...

Eu acho que não tenho "competência" para avaliar, apenas "competências"...
E, também acho que, não é inocente esta troca de conceitos, nos normativos do Ministério da Educação.
Do "conhecimento" às "competências", parece-me que vai uma enorme diferença.
Se reduzem a Escola a tão pouco, podiam poupar-nos a burocracia e o gasto de tinta de impressora [nossa!] e, já agora, de papel [nosso, também!].
Recuso-me a falar do tempo. Essa parte dói-me, demais.
[Beijo...]

11:40 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Perfeita rentree com o sr. baco
.
.
.

bjo doce
estou de volta
nao me esqueci

1:23 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger -pirata-vermelho- said...

Nem mais!







(Tire dali o palavrão sorry' que faz o texto feio e a desculpar-se por ser clara e ter razão.

Sorry!...)

11:27 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger -pirata-vermelho- said...

Quanto ao tinto... havia de lhe dar do meu que é pisado e 'não leva mais nada' misturado - é vinho.

11:31 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger casa de passe said...

Em Setembro,

os Clientes regressam!

(Nini+Loulou+Alice mas sem o Avô e sem o safado do João)

12:41 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... vindimar a escrita escrevendo o que se pensa é meio caminho andado para uma boa colheita de opiniões. É do que bebo, perdão, é o que penso.

óptimo fim de semana com alguns sorrisos à mistura.

11:31 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

cns:Obrigada. é esse o espectro, de uma certa banalização, os iletrados passarão a ser letrados sem que ninguém saiba o que isso verdadeiramente quer dizer.abraço

mdsol: melhor assim!

~pi: símbolos: vindimar, transformar, esqueçamos a burocracia por momentos.

clara: também gosto de Setembro, e da tua imagem.Bjos

anonyma: vou precisar dela, de carradas, paletes...sim as estatísticas são o que nós quisermos, embora dêem a imagem de que são o que acontece.

um ar de: as competências ganham definitivamente aos conhecimentos, embora não possa haver desenvolvimento de competências independentemente da assimilação de conhecimentos. O contrário também não é possível.não te falo então do tempo, porque a mim também me dói, o tempo.( e não sei se estaremos a falar do mesmo tempo) bjo

sma: viva presença! voltaste com um novo espaço, ainda bem! (que voltaste)bjo

-pirata-vermelho: sorry, nã tiro...tá muito bem assim...este aqui também é vinho sem aditivos...puríssimo...pensavas que eras o único?? ora bem...

casa de passe: traz-me cá os clientes que logo lhes digo!!

legível: uma bebedeira portanto, mas sem vinho, só de chocalhar o crâneo...parece-me bem...bom começo de semana!!

10:47 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger -pirata-vermelho- said...

Se assim é... pois é! Vinho.
Mas
falta-lhe o grau, d'est'aqui.


Nunca penso que sou único (passe a mania das certezas...)

3:48 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger -pirata-vermelho- said...

( 'Vinho é vinho'
mas!
impressionou-me a forma clara como ficou expressa a consagração da iliteracia, num sistema desfocado de referências mal sabidas)

3:53 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger ~pi said...

não era bem essa "burocracia"


...

5:42 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home