quinta-feira, dezembro 01, 2005

Os livros e o Natal

Ontem, numa ronda por livrarias, deparei-me com inúmeros títulos novos.Fixei uma nova edição do livro da Simone Weil que já morreu e que fala da espera de Deus com um rigor desencantado que me reteve largos minutos , parágrafo a parágrafo até me aperceber que era demais querer ler o livro todo na livraria e os pés, ora o esquerdo mas também o direito começaram a ressentir-se , resolvi por isso dar corda aos sapatos não sem antes me insurgir contra o preço do livro: 18 Euros, não que seja caro se tomarmos em conta outros objectos, mas por ser uma constante das editoras apostarem na qualidade das capas e papel,melhorando o lado impressivo do livro mas aumentando descaradamente o preço.Faço a comparação com as edições "paper" dos ingleses, boas de ler, de trazer no bolso, feitas para amantes de livros mesmo, daqueles que lhes pegam, comprimem e transportam para todo o lado, e que são escandalosamente baratas (os franceses estão também a fazer este tipo de edições). Ainda o meu espanto ia no adro, não propriamente espanto porque já sei como é , nada mudou entretanto, muitas edições novas títulos de autores vivos que escrevem e escrevem e escrevem, sobretudo no Natal. Será que o Menino Jesus os inspira nas suas palhinhas deitado? Será que é a neve a bater levemente na vidraça? Só pode. Mas a neve...bom aqui em Lisboa não há e o Menino Jesus dorme sossegado, são estas compulsividades da escrita que me atordoam. Porque de tanto poder escolher não escolho nada, é mesmo porque me invadem...bolas, cheguem pra lá um bocadinho...é Natal tudo bem e depois?

6 Comments:

Blogger  said...

Tu vê lá trata bem dos pezinhos, convém sempre sentarmo-nos quando estamos a ler :)

12:26 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Bom, aqui no Brasil existem umas publicações "de bolso", com preços que variam de 3 a 7,33 euros, mas são, na maioria, "apenas" os clássicos...
Os livros novos, por aqui, variam muito: 10, 15, 20, 30, 40 euros ou mais.
Quanto ao Natal, não me inspira..., fico quieto, observando o desespero do mundo ocidental pelo consumo.
Abraço.

4:38 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SalsolaKali said...

Não será certamente o Menino Jesus, mas outra coisa bem mais terrena, que nada tem a ver com inspiração.
Já para não falar nos livros técnicos, ou de carácter histórico, ou cientifico.
Ele é capas grossas, papel couché xpto, impressões a não sei quantas cores com vernizes localizados… mesmo os organismos do Estado optam por este tipo de impressão em livros de carácter técnico, e é por isso que depois não conseguem rentabilizar o investimento.
Por exemplo: Este fim-de-semana o Museu Nacional Soares do Reis tinha vários livros e catálogos de exposições de museus nacionais em saldo. Livros caríssimos vendidos ao desbarato. É caso para dizer, agora, vale a pena, mas somos todos nós que pagamos…
E depois as editoras queixam-se que se fotocopiam muitos livros em Portugal… Eu digo mais. Quando não fotocopio, vou compra-los a Espanha, de autores e editoras espanholas.
Hummm… agora fiquei curiosa com esse livro.

5:11 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Pé: Sentar ou deitar.

pablo: O Natal tem esta vertente excessiva, quase nos provoca alergias e todavia é uma época ternurenta, as prendas e assim...

salso:Continuamos na saga dos livros com preços exorbitantes e da escrita a metro quase institucional para vender na quadra. Não há paciência!

6:07 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

A escrita rende-se à época natalícia. Era ainda há bem pouco tempo uma das áreas da cultura que se ia aguentando.
Por maioria , as minhas prendas de natal são livros... adquiridos dois meses antes.

Depois do natal? Chega a realidade; ou não é?!

Bom fim de semana!

12:31 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

e-clair: Fazer circular os livros é boa ideia, problema: nem todos gostam que os seus livros circulem...

Legível: Eu diria:a escrita põe-se de joelhos quando chega o Natal, é mesmo adoração.Boa escolha dar livros, às vezes difícil é escolher!

10:13 da manhã <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home