quarta-feira, junho 21, 2006

Moderato

Deve ser triste ter olhos e boca e não poder beijar, ter braços e não poder abraçar, ter fala para dizer e nenhuma palavra bastar, ter riso para dar e só silêncio, silêncio. Há histórias , lendas de mulheres e homens perdidos, que se perderam por uma palavra, sendo loucos, não seriam tão loucos ao ponto de considerar que uma vida assim camaleónica e sussurrada , uma vidinha de idiotices sem sombra, mereça, porque se trata de mérito, seja qual for o critério, mereça um homem. Uma vida assim ninguém merece mas são esses, Meu Deus , os que mais a aclamam, vida, vidinha. Sendo o bem mais precioso tudo o mais é contabilidade. Quantos anos tens? 70. Já te resta pouca vidinha. Fora. Nada vales! Os nossos heróis, os da vidinha, serão cada vez mais jovens, 12, 13, porque têm muita vida ainda. Chama-se vida aos anos que faltam, é a vida em potência que conta. Não a vida perdida, mesmo que vivida até ao tutano, mesmo que voraz como a asa do Cupido, mesmo que sagaz como a de Séneca. Desculpe quem falou de soneca? É triste apagar a história e viver o presente numa infinita potência, um devir eternamente presentificado, é como ter olhos...

3 Comments:

Blogger Alberto Oliveira said...

Tinha os anos que faltavam para começar a viver de facto; livre de horários, de comunicados de serviço, de relatórios para o director-geral, de pôr a melhor gravata por altura da visita de um ministro que nem reparava nele, de guardar ao fim de cada mês o recibo do vencimento depositado no banco, de, de.
No primeiro dia de liberdade, saiu à rua. Porque nunca tinha experimentado tal sensação -a não ser nas férias e aos fins de semana, o entusiasmo e a distração foram de tal modo, que um carro o apanhou. Os anos que lhe sobravam para viver de facto, esgotaram-se ali.

Moral :Há que ter o máximo cuidado nas ruas e não copiar o autor de "Medeia", tirando sonecas a passear...

10:52 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Rui said...

Sinto que foi tudo dito...

10:39 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

legivel: Este post era uma coisa intrincada de comentar...essa história diz...a ideia. Bravo.

rui: certo.

11:37 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home