sexta-feira, maio 19, 2006

Leonardo da Vinci, A última ceia

O Código da Vinci rodeia este quadro com olhar de lince esfomeado. Reparem como não há cálices em cima da mesa, reparem na figura à direita do Cristo (para nós à esquerda) a figura simétrica da figura de Jesus. Maria Madalena, a décima segunda apóstola, a figura feminina, mulher de Jesus a quem este atribuiria a coroa da linhagem , ou seja, o comando da sua igreja. O ângulo que fazem estas duas figuras na sua disposição no quadro, \/ seria o símbolo do feminino, o cálice, o útero, o Graal, o mítico Graal. A figura simétrica desta /\ seria o masculino.
Interpretação: Maria Madalena seria a eleita, não Pedro, e a Igreja construiu e desenvolveu uma grande mentira. A ideia é bonita. As possibilidades que abre são muitas e fecundas. Como seria uma Igreja feminina?
Uma coisa é certa: O quadro de Da Vinci é superior em candura, em arte, em sabedoria a todos os outros feitos sobre este tema e, Da Vinci, tinha certamente ideias próprias sobre Jesus e Maria Madalena.
Afinal em quem acreditar?
Acredito que Jesus tenha sido um homem excepcional e ela também, uma mulher excepcional. Curioso que haja dois filmes, quase em simultâneo (Abel Ferrara, Maria Madalena e o Código da Vinci) sobre o protagonismo de Maria Madalena como discípula eleita por Jesus para continuar a sua obra . Acredito, é lógico, faz sentido, como faz sentido que o universo seja habitado por outros seres, como faz sentido que a Terra seja um entre vários planetas, como faz sentido que tudo tenha nascido do acaso, como faz sentido ser o divino uma necessidade de transcendência do homem. O que não faz qualquer sentido é a Opus Dei no meio disto tudo - apareceram dias antes a abrir as portas da sua hermética comunidade à comunicação social - nada tenho contra o hermetismo, mas logo agora que o filme estava prestes a estrear?...esta ...religião? seita? ordem? é, no mínimo sinistra e tem semelhanças perigosas com a Mafia, confusão evidente entre o espiritual e o secular, os laços inquebráveis, as perseguições a quem abandona, as lavagens ao cérebro, o tom paternalista do discurso, as formas de autoflagelação...a Opus Dei é o reino do Cilício disso não tenho dúvidas, que haja quem considere uma forma de ajuda espiritual é que me espanta...mas não deve ser apenas ajuda espiritual...ali, outras ajudas devem ser mais aliciantes...ai que blasfemo!

8 Comments:

Blogger Mónica said...

interessante o que dizes, mas um romance é um romance, senão teria que acreditar que vivemos no mundo da conspiração...e o mundo não é o cristianismo! para milhões de chineses (e não só!) esta é a história da carochinha!

9:45 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

semcantigas:tens razão, mas cada um vive a sua história e esta é de facto muito bonita:

Mas que raio é isto do separatismo...bolas!

9:13 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Rui said...

Vais ter que rezar 3 avé-marias pela blasfémia. Eles têm muito poder.

10:44 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

oi rui, bom dia! Sim, vou ali à reza! Não posso adiar a persignação!

11:01 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Madame Pirulitos said...

Sinto exactamente o mesmo do que tu. E tenho dito. Que as aplavras podem ser mágicas e as paredes têm ouvidos...

10:46 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

7:09 da manhã <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

3:14 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

7:36 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home