quinta-feira, abril 27, 2006

Pontos altos e pontos baixos

Quando, ao fim do dia, vou levar a minha sobrinha à natação, faço um pequeno exercício com ela, eu sentada à frente, no volante, ela atrás com cinto. Não posso ver-lhe as variações na expressão do rosto, só a oiço e, de vez ,uma olhada no retrovisor dá-me o sinal da sua reacção às poucas perguntas que lhe vou fazendo, quase sempre olha para a paisagem de carros e árvores que vai passando, a miúda minha sobrinha é de poucas falas e, não fora este joguito, passaríamos os 20m da viagem em silêncio. Pergunto-lhe assim, despreocupadamente, "Então? Qual foi o ponto alto do teu dia?" Ela não responde logo, amarfanha-se um pouco, noto, vejo-a olhar para o chão, sei que é sinal de uma certa vergonha, que há meses se repete: "Não sei...não tenho ponto alto..." Insisto, e lá vem a resposta " Sair da escola" diz ela e parece aliviada..certo...penso, parto então para a pergunta seguinte: "Ponto baixo?" já sei a resposta e aí vem ela: " Ir para a Escola". "Ir para a Escola" é, por isso, acredito na sua sinceridade, a pior parte do dia da minha sobrinha , é curioso que na idade dela, gostava da escola, mas também não me lembro bem...
Um dia, a resposta da minha sobrinha espantou-me, disse ela: " O meu ponto alto do dia foi o corta mato que fizemos, fiquei em terceiro lugar!" e chegou-se à frente quase encostando a cara à minha...senti-me tolamente contente...pensei, também para mim, esse momento talvez tenha sido o ponto alto do meu dia...tolices...

11 Comments:

Blogger  said...

Foi uma empolgação! E se há poucas...valoriza-se mais!

Talvez um dia a tua sobrinha diga que o ponto alto foi chegar à escola, e o ponto baixo foi sair da escola!

Nesse dia farás uma travagem a fundo?

8:24 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Rui said...

São essas tolices que fazem os nossos dias.
Tomara muita gente, pontos altos desses.

1:51 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

tolice nada!
bem a esta hora já tinha feito umas visitas à escola a saber o que se passa...
:-)

2:17 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... lê-se o texto e vê-se o filme; a paisagem, o carro, as falas e expressões das personagens.

Não vi a escola e não quero imaginá-la... a menos que um dia realizes outra curta-metragem... na sequência desta.

Parabéns à realizadora e à revelação que já é a tua sobrinha. Gostei imenso do modo peremptório e com um brilhozinho nos olhos quando afirma «O meu ponto alto do dia foi o corta-mato!»

Que bela direcção de actores!

2:39 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger mixtu said...

nada de tolice...
jinhos

11:05 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger sotavento said...

Sabes uma coisa? Não sei se já te tinha dito mas essa miúda é especial!... :)

12:57 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

pé: Acho que esse dia não vai acontecer tão cedo, logo, a travagem não está nos planos imediatos.

rui: Fazem, os dias sim, os momentos.

semcantigas:Possivelmente (quase de certeza)a questão não é a escola, daquela escola.Mas estou a perceber que por detrás dessa brincadeira toda há uma mãe diligente.

legível:Ok, os recursos cinematográficos são de primeira água, logo o filme só pode ser bom!
Só tu para começares com a sétima arte, logo agora que as outras vão por aí fraquinhas!

mixtu: Para ti também!

sotavento: É mesmo, concordo.

10:45 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Madame Pirulitos said...

Será que tens noção do que escreveste? Só alguns é que percebem a beleza destas palavras.

8:35 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

macaso: semos todes burres, explica lá tu a beleza das palavras e o arrepio da mensagem!

6:01 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

10:28 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

10:31 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home