segunda-feira, julho 10, 2006

Imagens


Gustav Klimt, Viena, 1862 - 1918 Salzburg

A questão das imagens tem-me parecido importante de tratar. Há imagens nossas, fotografias que tirámos aqui ou ali, às vezes colocamo-las no blog e elas passam para a corrente sanguínea da Internet, depois a Internet, para os amigos, Net, tem uma panóplia verdadeiramente daninha de imagens avulso que estão ao nosso alcance com um simples click, sem pagar direitos de autor. Há uns anos (seis, sete) fazer uma amostragem de quadros de artistas famosos era um trabalho de investigação e investimento visto que a essas imagens só alguns tinham acesso, implicava ir a museus, comprar slides etc, agora é vulgar, trabalho de soma de clics que nem sequer está dependente do conhecimento daquele que investiga porque basta digitar uma palavra qualquer para termos uma série de quadros de pintores célebres, assim como uma série de boas, más, e horríveis fotografias tudo ali à mercê da nossa sofreguidão de cópia. Hoje resolvo presenteá-los ...com Klimt, um dos meus pintores favoritos, está aí um filme sobre ele! As suas cores, formas arredondadas e a ternura ousada com que trata a pintura tornam a sua obra deliciosa, se quisesse encontrar uma palavra para ceder Klimt à atmosfera da razão eu diria: Klimt é um pintor delicioso e passaria depois a enumerar razões. Mas não é só por isso o meu encontro com Klimt, é sobretudo por necessidade de arrumar a casa. Doravante, imagens de quadros vêm com o nome do autor (dos quadros) e são todas tiradas da net, fotografias se tiverem autor também, se não coloca-se net. Fotografias originais vêm nuas, sem referência nenhuma e assim a César o que é de César e já agora à Itália a taça, pois então!

4 Comments:

Blogger Alberto Oliveira said...

Vá lá, vá lá; desta não foi preciso puxar da memória geográfica e ganhar uma volta a Portugal em bicicleta... inda por cima, no estado de fraqueza geral em que me encontro, pois ainda não jantei.

Folgo em saber que Klimt é um dos teus pintores favoritos. Nessa matéria (a dos pintores-favoritos) não me pronuncio, que sou suspeito.

Mas agradeço o presente. Se fosse então o original ainda mais agradecido ficava.

9:45 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manu said...

1- a mim parece-me lamego... :)
2- julgava-o (Klimt) mais descaído para o lado dos cubistas do ke para o lado dos arredondados... :)

11:25 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Rui said...

Fiquei satisfeito por um quadro do Klimt ter sido o mais caro a ser vendido em leilão. Gosto dele.

11:06 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

legível: Espero que já tenhas jantado, a fraqueza é como tudo não mata mas mói! Suspeito? Vá lá qual é o teu pintor favorito? Aguçaste-me a curiosidade.

manu: é um bocado descaído sim senhora...mas cubismo não me parece...

rui: Também.

6:29 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home