quinta-feira, novembro 30, 2006

acho que foi a Yourcenar que escreveu, li-a citada pelo Saramago num artigo do Diário Notícias com alguns anos, não me lembro dos termos precisos mas a ideia seria mais ou menos esta: o verdadeiro nascimento é quando ganhamos consciência de quem somos. Quando a li pareceu-me uma certeza, curiosamente ao longo dos anos essa consciência ia fixando outros objectos, espúrios, até um dia como num súbito clarão, se abrir à compreensão, ganhamos consciência de quem somos quando por breves momentos habitamos outro, quando o deixamos de habitar e voltamos a nós então a casa parece estranha, vemos nitidamente os seus contornos , somos então essa casa que doravante passamos a habitar e que parece já não nos pertencer.

3 Comments:

Blogger  said...

As tuas palavras enchem-se de uma forma...

5:41 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

pé: enchem-se é? engravidam-se ou coisa e tal...

11:38 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger maria said...

Sim, também me reconheço nessa frase. O verdadeiro nascimento da consciência da vida, portanto.
Na verdade, ainda gostei mais de pensar a ideia com aquele outro possível cenário de nascimento: "ganhamos consciência de quem somos quando por breves momentos habitamos outro,..." logo hoje, então, esta adenda à frase inicial cai (em mim) em cheio!
;)

6:38 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home