segunda-feira, março 05, 2007

Crónica das Américas 2 - San Francisco


"For those who comes to San Francisco be sure to wear flowers in your hair..."


A expectativa de chegar aqui era muita, muita a emoção, San Francisco era ainda o ícone daquela juventude louca que dançava pelas ruas em coloridos trajes, de cabelos soltos e ar selvagem e pacífico. A nossa veia "hippie" ainda ecoava num escaninho secreto da alma já misturada com o cepticismo próprio dos anos seguintes em que a imagem tinha sido associada a uma certa loucura e irresponsabilidade que nada tinham de edificante. Não importa , pensámos, é San Francisco, alguma coisa do cheiro desse inconformismo teria resistido trinta anos no ar. Não os vimos, os "hippies" agora usam fato ou instalaram-se comodamente a ver um dos setenta canais americanos disponíveis nas Tvs, mas esta cidade tinha também o mistério da ponte, aquela igualzinha à nossa, os eléctricos e as colinas, e isso ficou, a morfologia fica, agora com outras ideologias a passearem-se nessas ruas que vão ter ao mar, subindo e descendo. Há mar por todo o lado em San Francisco e o sabor de um certo requinte e de uma certa cultura liberal sobrou para nos render.




Chinatown, Market, Castro, aqui bairros e ruas têm as mais variadas origens e são habitadas por pequenos teatros, lojas que vendem peixe seco , livrarias com espectaculares exposições de fotografia, cafézinhos com pintura, e cinemas de filmes eróticos hetero e gay. A diversidade e a cor foi a marca que os "hippies" deixaram, com o inegável e visível traço de que, de facto, em cada esquina que dobramos pode acontecer qualquer surpresa, uma americana que conhece Lisboa(mas não conhece as virtudes da depilação!) afirma com ar entusiasmado que a língua portuguesa é a mais bela, duas raparigas que passeiam abraçadas pelas ruas, o empregado de restaurante mandando piadas sobre a capacidade de um casal de homens (um muito velho e outro muito novo) "dar cabo" de uma enorme salada, e chamem-me "americanizada" mas respira-se liberdade...exagero? Maybe, maybe!

5 Comments:

Blogger maria said...

Isso é que foi deslumbre!!
:)
Uma escrita assim, depois de uma expectativa contada daquele modo ali à entrada... é mesmo de quem se dá rendida ao encantamento lá do espaço, do lugar, da terra!

Quanto ao(s) exagero(s)... oh, e qual seria a piada da vida sem ele(s)?!
(nota: não me parece nada excessivo, tudo o que tens estado a contar! deslumbre e muito prazer são coisas só boas! Muito Boas!) ;)

ah, só mais esta: "For those who comes to San Francisco be sure to wear flowers in your hair..." cumprida?!

8:55 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Madame Pirulitos said...

Eu também fiquei deslumbrada. Já foi há uns aninhos mas parece que foi ontém...

2:32 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... uma das minhas (muitas!) lacunas andarilhas. Dos States só conheço a "Grande Maçã" & arredores...

Mas esta "quase Lisboa" nunca mais é meio de a visitar. E pelo que contas...

12:01 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

acho q é isso mesmo a america é tudo e é nada :-) é imaginário e é surpresa :-)

não tenho pressa de lá ir ;-)

7:15 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

maria:Deslumbre! Sim! Sou muito dada ao deslumbre! Que posso fazer?
Um dia, se lá fores, diz-me da tua justiça, não te esqueças!

macaso:Ora ainda bem que não sou a única! Salvé!

legível: essa nã conheço! mas a América agora terá de esperar ainda estou a digerir esta!

mónica: mas tu não me digas isso! que acho que a América te vai muito bem!

12:45 da manhã <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home