quinta-feira, fevereiro 01, 2007

rossellini


Fotograma do filme Stromboli, 1950, Roberto Rossellini

A propósito, a Cinemateca presta-lhe uma homenagem, filmografia completa! Não fossem as noites estar geladas e nem um só me escapava, mas como diz o profeta: "Há uma idade para tudo" e para cruzar noites também!

Guardo este filme na memória, tinha acabado de estar nas Berlengas quando o vi, as ilhas e o seu claustrofóbico olhar, era tão intenso que não captei nada da história, só retive sentimentos, paixão, raiva...na altura não percebi porquê, agora sim, pego na ponta de uma e vou ter à outra, é pura magia.

22 Comments:

Blogger Unknown said...

a magia das nossas recordações... por vezes percorre-nos a alma em longas historias... reconfortantes

12:10 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger maria said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

4:08 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger maria said...

:)
isto da idade que há para cada coisa... ainda vai acabar comigo!

Pois eu só guardo memórias assim, em registos de sentimentos, paixão, raiva... o que me complica um bocadito os dias, guardar as impressões da vida como se fosse uma pista de filmes! ;)

oh...

4:10 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Também estou nesse estado de hibernação... fazer-me sair de casa é uma tarefa árdua e acredita que nada tem a ver com a idade.

Talvez retiveste o mais importante...

bjo

2:31 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Amei a escolha do filme e a simbiose que criaste entre a imagem e a (tua)palavra:)


Beijo-te*

3:45 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

carlos barros: ai as recordações! Bem vindo!

maria: a memória como uma pista de filmes,onde passam a alta velocidade fotogramas, emoções.
A idade não dá certamente cabo de ti, não. O que nos dá cabo da cabeça não é a idade mas os filmes, muitos... entontecem.

presença: Não faço ideia da tua idade, vinte? quarenta? não faço a mínima ideia, mas gostar de estar em casá em mim surgiu com a velhice, é um sintoma, assim como a cegueira (parcial!) e o reumático...

ela:Aceito o beijo e retribuo.

1:42 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

E defines a velhice a partir de que idade?

Credo, fazes um intervalo de 20 anos de diferença?!
Porquê 20 ou 40? Mãe ou filha?

Risos

Bjo

2:44 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Por acaso já revelei a minha idade aqui há uns tempos, num post. Os extremos são limites, algures no meio deves estar...

7:35 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger * said...

ingrid :-)

8:26 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Não acredito que me vais fazer ler todos os teus post?! Ai, se a curiosidade matasse!
Quanto “algures no meio deves estar”, não tenhas a mínima duvida…
Estou tão traumatizada com a questão da idade, que nunca a revelo.

Vou investigar a tua idade… o meu lado de Sherlock Holmes em acção.

Bjo

3:17 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Já fiz a investigação… (des)cobri muitas coisas para além da idade. É verdade, que não dás nada de um modo visível. Mas para quê que queremos as coisas tão claras?

Acho que fizeste bem, através dessa maneira indirecta fazer-me passar pela tua escrita… pedagogia em acção?!

E gostei de saber que a minha geração é a geração dos egoístas… hum…

Bjo

4:23 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... dos meus eleitos de Rosselini, este Stromboli e Roma Cidade Aberta, que, se a memória não me atraiçoa, os vi também há uns anos na Cinemateca.

Dos livros e dos filmes, já tive o tempo de voltar atrás. Quando algo vem à baila, limito-me a testar a memória e saber até onde ela me é capaz de levar. Que há sempre coisas novas que não se devem perder.

10:39 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

mónica: Sim?!

presença: Ora vamos por partes:
depois de montado o puzzle...(custou muito?)temos já um panorama da coisa...não há que enganar.se a tua geração é a dos egoístas (sorry, é apenas a minha versão , nada mais, bastante controversa, aliás) a minha geração é bastante confusa, assim como que apanhada entre a revolução dos sessenta e a decadência da mesma, logo uma espécie de produto híbrido.Traumas com a idade são como a velha máxima: se não podes vencê-los, junta-te a eles! Palmas para a tua paciência e para a perspicácia.
Bjo

Legível: a expressão "se não me falha a memória" diz-me muito, pois que nunca há certeza, quiça não nos encontrámos nessa sessão de há alguns anos (20?) do "Roma, città aperta. Quiça, quiça...pensando melhor (isto lembra-me um post lá atrás) não eras tu que comias a fatia de pizza? Passa de novo quarta feira.

7:05 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger * said...

gosto da personalidade da ingrid e parece-me ela na imagem

7:18 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Oh Mónica! pensava que me chamavas!

7:26 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... quem sabe? Lisboa não é uma cidade assim tão grande e os apreciadores de cinema (já venho dos ciné-clubes... )não são assim tantos. Portanto, as probabilidades de, foram imensas.

8:18 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

.
há uma idade para cruzar noites? (risos)
.
não fossem os 300 km de distância...
.

8:48 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

legível: pois foram, verdade. Engraçado, de qualquer modo, mesmo agora não faria nenhuma ideia, só se tivesses um casaco de colegial com o nome legível bordado, o que é muitissimo improvável.Bjo

9:06 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

corpo visível!? Há c'anos que não te via por aqui! Há ,sem qualquer dúvida, uma idade própria para cruzar noites!

9:08 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger * said...

ok ingrid :-) muito prazer em conhecer-te

10:29 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Oh Manhã,

E para finalizar a questão da idade... estás a ficar uma "Manhã passé", risos...

11:11 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

mónica: e eu a ti!

presença: eheheh Ok é por essas e outras que prefiro não comer sobremesa no chinês.

9:44 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home