terça-feira, janeiro 30, 2007

Preferências

Palavras:

Gosto da palavra serenidade
Porque me falta?
Também da palavra intenso
Porque me sobra?
Gosto da palavra que usas
sedimento
há corpos que caiem por terra e levantam poeira
fina poeira ao vento
sobre rochas e pedras
ficando, ajustando, prefazendo

Gosto de sementes, silêncios, segredos.
Se pudesse encontrava uma sombra escura
para meter algumas palavras
e não as libertava senão por metamorfose.
Por exemplo aprisionava o sarcasmo,
a humilhação e a indiferença
libertando-as mediante pagamento de multa
e promessa de não voltar.
O sarcasmo, ironia seria.
A humilhação verdade
e piedade para a indiferença

Não me acostumo com a palavra disciplina
soa-me a glicemia e compostos do sangue
Sangria
Pensamento e intelecto
São calmas e certas
mas brancas como barcos de vela num mar sem vento.
Ao desejo respondo e logo me arrependo
por mais voltas que dê
o desejo é palavra que deixa de ser
não se conforma
já desceu do dicionário e vagueia por aí
perseguida pelas autoridades
que a preferem morta.

17 Comments:

Blogger SMA said...

Gosto assim... simplesmente!!!

Hum... primavera precoce?!

Bjs carinhosos

3:56 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... depois de passar (sem comentar... ) pelos livros nas estantes-prateleiras, eis-me ás voltas com as palavras da tua preferência e salta-me logo uma ao caminho assim como quem diz «Ópá! antes de continuares, diz-me o que pensas de mim?». Não é muito habitual uma palavra interpelar-me tão de chofre. Por isso, surpreendi-me e ela notou-o porque continuou «Não tens coragem, é?! dizes coisas muito interessantes quando tens todo o tempo do mundo para pensar. Mas... e agora?» e desta vez deu-me a vantagem do seu silêncio. Que aproveitei, recomposto «Olha Sementes, eu gosto de ti, porque ´podes ser o princípio de algo de belo (e não é que me lembrei logo daquele filme do tempo da maria-cachucha, "Sementes de Violência"? e ela notou a minha ansiedade) e porque... » Não me deixou acabar. «Tu tem tento Legível! não me atires com poeira para os olhos que não estás lá no teu blog. Olha que se mentes... » e o seu olhar deixou-me sem pingo de serenidade.

10:05 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger * said...

muito interessante, vou pensar :-)

2:25 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Tb acho que sim.
Valia a pena encarcerar certas palavras e nunca mais as deixar voltar. Mas promessas são promessas e valem o que valem, certo?
Fazemos o melhor que podemos.

9:24 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

AI manhã, manhã...

Se à noite coubesse uma manhã, e a tarde fosse quase madrugada...

Intensidade do tempo...e o desejo...

9:44 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

presença: Gostas assim...tá muito bem!Primavera precoce é que não! Inverno continuado, e brrrrrr de gelar mesmo!

legível:
Interpelaram-te? Melhor...assim paraste um bocadinho.´Estás-me a perguntar o que penso de ti? ou é à palavra? que confusão...já nã m'entendo...
"Sementes de violência" é Polansky "Rosemary's Baby" no original?Grande fita!

mónica: tu és a "my precious" ? Sério?
Não te conhecia com esse nome e o modo é diverso, diria mesmo o oposto! Sê bem vinda!

Salso la kali: Explica-me, faz favor, como se tivesse quatro anos!

Pé:Ai pé que tu andas tresmalhada ! Por onde andam o tempo e tu e assim que me deixas às escuras?!

10:28 da tarde <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

"aprisionava o sarcasmo,
a humilhação e a indiferença
libertando-as mediante pagamento de multa e promessa de não voltar"

12:41 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger * said...

nope!!!!!!!

8:52 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

salsolakali: Referes-te então a essas promessas, mas não são bem promessas são mais desejos. Enquanto as primeiras têm de ser cumpridas os segundos muitas vezes, a maioria, não são. Para absoluta tristeza nossa.

mónica. Desculpa mas estou baralhada, li num comentário atrás que me faltava um hifen no teu antigo nick, então o teu antigo nick é...

10:23 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Com que então Inverno continuado...
Contigo não acerto uma, credo?!

Risos...

bjs

2:23 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... foi a palavra sementes que me perguntou o que eu pensava dela... .

... não me recordo do título original dessas "Sementes de Violência" ( filme realizado por Richard Brooks e protagonizado por Glenn Ford e Sidney Poitier)e mais antigo que o "Rosemary´s Baby", um belo filme de... culto.

9:39 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

presença: Pois que não te ponhas a adivinhar, basta sentir o frio.

legível: Tens razão, fiz confusão com "A semente do Diabo" do Polanski. Esse nã vi, ou se vi já nã me lembro!

10:34 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger maria said...

A disciplina como a caminho de uma quebra de tensão... agrada-me.
Gosto de palavras e, depois de aqui ler assim, vou voltar a procurar as minhas... ando, há tempo demais, pela certa, agarrada à preferência de ir como verbo de caminho pronto!
Quanto ao desejo... também pertenço ao grupo das que logo arrependo e repito e volto e torno e quase morro e então não fico!
Será porque é como ali diz: "... é palavra que deixa de ser..."??
Boa ponte para levar este pedaço que falta da noite até à chegada renovada da manhã!

nota: e sim, a manhã ali escrita como palavra final é mesmo a do aparecer do sol! não é a brincar com o nome da anfitriã! :)

4:18 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

maria: pois que a manhã te seja leve porque a tornaste com as tuas palavras.

1:45 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger * said...

é :-) olá!

8:25 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger [A] said...

Gosto da palavra verdade ainda que a saiba subjectiva.

Obrigada pela visita.

1:08 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger blue said...

gostei imenso!

1:02 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home