terça-feira, fevereiro 19, 2008

sushi


As virtudes do sushi são muitas, uma delas é visual e a outra palativa, a simetria e a cor tranquilizam-nos, o paladar exige uma concentração que depura os vários cambiantes, todos subtis.Uma refeição de sushi assemelha-se muito a um ritual onde os alimentos são domesticados e estilizados para nos oferecer um festim de sabor e beleza. Bem, resumindo e baralhando adoro! Mas foi coisa de aprender a gostar ou de alargar o leque do gosto, quando fui pela primeira vez nos anos 80 a um restaurante japonês, ali para os lados da Maternidade Alfredo da Costa, deslumbrei-me com a decoração toda ascética,madeira e papel de arroz, mas a comida nem por isso, depois estive anos sem provar e só agora, recentemente, a descobri ou, melhor dizendo, a redescobri. Valham-me os deuses todos que me rendo ao Japão! Sayonara!

10 Comments:

Blogger Martini said...

O japa é essencialmente comer sem preconceitos (certamente haverá outras comidas em que esta minha reflexão se aplicará mais verdadeiramente). Mas principalmente eu acho que o japa é outra forma de degustar uma refeição; num tempo diferente, num espaço diferente, com uma conversa provavelmente diferente. E sem dispensar o saké:)
Também aprendi a gostar de japonês.
As beringelas recheadas do Aya são qualquer coisa!!

beijinhos manhã, boas refeiçoes!

10:05 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Manuel Veiga said...

os olhos também comem.tens razão!

(peço desculpa não ter correspondido a tua nomeação, que muito me honra. mas julgo que passou a oportunidade...)

10:15 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger un dress said...

sushi...

lindo

bom

potencialmente enjoativo

no meu caso...





.beijO

12:20 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Gi said...

Visualmente é lindo e como dizem que os olhos também comem , neste caso específico, deve ser a razão para eu conseguir comer tão pouco, sobretudo estes rolinhhos de arroz envoltos em algas mas como comida japonesa não se resume a isto, o resto como e até com gosto se bem que no oriente tanto a comida japonesa como chinesa são substancialmente diferentes da que se faz por cá.

Beijinhos

1:24 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger ~pi said...

sempre nos teremos que ir...rendendo, não? :)

6:56 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Saraiva said...

O teu percurso nipogustativo é igual ao meu: a 1ª vez "blah!", a 2ª, muito recente, "nhaaaaaaaaammmmmm!". Concordo com tudinho! Comem os olhos, a alma, o cosmo! E, cá em casa (ou cá na caixa de fósforos), até já me esforço por recriar alguns pratos...à minha maneira, claro:)

9:20 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

martini: essa das beringelas nunca provei! mas vou, garanto.
Bjos e bons japas!

herético: estás desculpado, era uma brincadeira saborosa! Como a comida japonesa!

un dress: talvez, enjoativo, mas como nunca me deu para comer com muita frequência ainda não experimentei qualquer enjoo, pelo contrário, é uma festa! Bjo

gi: sorte de quem já lá esteve, a oriente do oriente do oriente, não é o meu caso, mas é melhor aqui ou lá? Também gosto muito do chinês, da comida, das lojas é que não! Um beijo.

~pi: não é obrigatório até porque é caro, podes sempre resistir mas perdes um saborzito fantástico!

e-clair: só de pensar no trabalho que dá, comprar as coisas, e depois aquilo tudo muito bem feitinho, nã...mas qualquer dia! Caixa de fósforos...estás em Paris logo...

4:40 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Que bom... gosto de sentir que tens bom gosto...
risos
Vai um temaki?

bjo
doce

12:12 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Monalisa said...

Subscrevo. No Porto gosto muito de ir ao Gosho, na Boavista onde ó suchi é sublime e o espaço muito bonito.

9:44 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Bandida said...

é um delírio a cozinha japonesa!!


bom apetite!

4:16 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home