domingo, setembro 18, 2005

Vinho



O vinho é um dos orgulhos nacionais e o mês de Setembro o mês onde o vinho ganha vida. Os cachos de uva são apanhados, metidos em cestos (que agora são grandes vasilhas de plástico, mais leves que os tradicionais cestos de vime e que albergam mais cachos), e transportados para lagares de pedra onde são pisados ou prensados mecanicamente substituindo assim os habituais grupos de homens e mulheres que o faziam a pé descalço ,enlaçados de braços, ao ritmo de cantigas e ladaínhas. Como os bébés ficará depois longos meses adormecido até ganhar corpo e maturidade para nos incitar a degustá-lo com todo o prazer e cerimónia que um bom vinho merece.
Ontem participei neste nascimento, esmagando com amigos os cachos de uva, sentindo-os rebentar debaixo da palma do pé, aveludados e sumarentos envolvendo-me as pernas até às virilhas. Foi um ritual que cumprimos há alguns anos, desde que um amigo meu se resolveu a produzir vinho para consumo interno. No lagar revive-se todos os anos essa festa, mandam-se piadas, dança-se, tiram-se engaços com os braços cheios de mosto até ao cotovelo, depois come-se e bebe-se o vinho da colheita do ano passado, fazem-se comparações, apuram-se técnicas. O meu amigo nada percebe de vinhos mas aprendeu, é um amador como todos nós e daí talvez as palavras de Camões se adequem, "transforma-se o amador na coisa amada" e este vinho seja mesmo exemplo disso, de uma coisa amada. O ano passado perdi-me no caminho, em virtude de outros amores quiça mais emergentes que me transformaram, este ano só faltou concretizar esse acto que ficou interrompido ,o de juntar dois amores.

6 Comments:

Blogger  said...

Por acaso nunca tive o prazer de pisar uvas, mas acredito que é uma sensação diferente e engraçada. Será também uma forma de reviver uma tradição, e não será importante voltarmos às tradições para percebermos uma série de coisas que dizem respeito à nossa identidade? Não sou revivalista, mas é importante percebermos o passado. Enfim...
Manhã, como sempre, e como diria um jovem da minha idade "estás lá" !!

8:22 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

As experiências de vida, passam por caminhos que por vezes cremos de somenos importância.

Voltarás a juntar esses amores: Digo eu...
Tem uma óptima semana!

11:01 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

pé, também digo não ao revivalismo, é mais o contacto físico com as coisas que consumimos e que, afinal não são made in continente. Com a tua idade , mais ou menos,andava na vindima, pra ganhar uns trocados que a vida estava difícil, só aguentava uma semana!E tu onde é que estavas no 25 de Abril?

11:36 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Legível, enquanto isso não acontece o melhor é ficar com este que sempre é fiel!Boa semana também para ti, boa segunda, cuidado com os atrasos!

11:40 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Eheheh eu no 25/04 não existia e os meus pais ainda não se conheciam!
Mas adoooraaava ter vivido aquele momento que Sophia tornou eterno nas suas palavras:

"Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo"

9:07 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Pé, então não estavas lá, nem cá, nem em sítio algum. DEixa estar depois conto-te, mas acho que já sabes! O poema dispensa comentários de bom que é!

Winters,pois é,sê bem vindo!

10:22 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home