sábado, dezembro 03, 2005

Corpo e alma

Esta frase: Temos um corpo e uma alma, reluz no escuro, aproxima-se a toda a hora e está connosco, sentimos o corpo, como uma coisa bela, feia, equilibrada ou desajeitada, com fome, frio,dor, prazer, satisfação, estamos nele mas não somos só o nosso corpo, se assim fosse não nos sentíriamos tristes quando acabamos de comer um delicioso prato de massa, nem sentiríamos alegria quando cansados, às tantas da manhã, acabamos um trabalho que nos parece bem feito,nem sentiríamos insatisfação numa noite qualquer de sexo com alguém com quem não partilhamos senão um desejo momentâneo. Enquanto o corpo fica satisfeito com uma pratada ou uma noite de sexo, a alma, ou aquilo que em nós perfila uma espécie de totalidade, sente-se aquém, como exigindo sempre mais;queremos ser amados, ser reconhecidos, ser respeitados não por esta ou aquela parte de nós mas por nós mesmos enquanto um todo, um eu. Às vezes esta consciência atira-nos para uma permanente demanda, iludidos na ideia de que trocando de corpo, de trabalho, de cidade, poderemos obter o que não conseguímos naquele corpo, trabalho ou cidade, mas a ilusão revela-se quando percebemos que essa insatisfação é mesmo assim e repete, talvez porque a alma continua igual e o que muda são os suportes materiais, que não passam de corpos limitados. Quando estamos doentes tudo muda, a alma deixa-se tomar pela urgência de ficarmos bons, não sentir dores e qundo isso acontece parece que nenhuma dor de alma é suficientemente forte ou importante porque é mesmo de viver que se trata e essa luta é essencial sobre todas as outras.

12 Comments:

Blogger SalsolaKali said...

Talvez porque um e outro são indissociáveis e vivem do equilíbrio da diferença entre eles. Não são um sem o outro. São a metade de si próprios.
O corpo é mais terreno, básico, rudimentar. A alma, é como um perfume, complexo, cujas notas de aromas também se transformam… qualquer coisa indomável que busca...
Não estou para grande reflexões, mas vou levar este texto comigo. Há mais qualquer coisa…
Beijo.
SK

4:02 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SalsolaKali said...

Não estou para grandes reflexões, hoje, entenda-se... :)
BJ

4:03 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

e-clair. cabe tudo na alma? Só aquilo de que temos consciência? Será a alma só um reflexo do corpo?Je ne crois pas mon cher!

Salso: Há mais qualquer coisa? Pois há, certamente, aliás há ainda o resto que é tudo.

6:09 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SalsolaKali said...

E o resto inclui coisas que não são importantes nem vêm ao caso. O somatório desse resto com a parte, que por alguma razão particularizaste, será então tudo, onde apenas algumas partes, por vezes invisíveis, nos chamam a atenção e/ou mexem connosco.
Deve ser por isso que particularizamos, que resgatamos algo ao todo.
Esse todo assemelhar-se-á a um novelo de lã com várias pontas e linhas que podemos puxar…
Desconstruindo, para tentar entende-lo.
Assim a tua ideia, por ventura incompleta, materializada no teu texto…

7:39 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Andamos todos "à procura de um movimento", e muitas vezes um movimento que tem um forma insípida, frágil ou em muitos casos forma nenhuma tem.
Procuramos por nós e às vezes o encontro está mesmo ao virar da esquina...
Não sei o que dizer, gostei muito.

7:48 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Salso:A ideia está incompleta, sim, porque os posts têm de ser curtos senão tornam-se cansativos, acho que é mais um esboço de ideia, um apontamento.Vou retomar o tema mais à frente.Boas!

Pé: Há coisas que não vale a pena procurar,elas vêm ao nosso encontro.Bom domingo!

11:11 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... "os suportes materiais...; tens uma artista plástica dentro de ti.

Ah!... e uma alma! Que quem retrata assim o que vai dentro de nós, só pode...

3:32 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Corpo e alma, existem porque são inseparáveis, o bem estar de um obriga ao do outro, e quantas vezes não são causa de doenças ou mal estar quando o seu equilíbrio é ferido, adoece, etc.

Gostei do post, acho que de uma forma geral tocas nas várias dimensões do assunto...

Bjs mixed by Jameson!

3:56 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

e-clair: Ao contrário cabe tudo na alma, até a ideia de corpo?

Legível. És um gentleman sem dúvida!

Bacardiman: É a doença é mesmo um caso de separação, divórcio, aí reina o corpo.

6:11 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Double S said...

Um belo embrulho não garante que o q esteja lá dentro seja igualmente belo. é facil satisfazer o corpo, é uma questão animal, basica. A alma....bem isso é mais dificil, o que alimenta a alma não está à mão de semear, bastando desejar e concretizar. Sofremos nessa busca incessante pelo consolo da alma que tantas vezes nos foge deixando-nos nos braços da tristeza.

4:33 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

e-clair: Sim,não é independente no sentido de ter existência fora do corpo, todavia, o espírito não totalmente dependente do corpo, a sua independência está no pensar, aí ele surge por si, soberano

double: É isso.

9:09 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

é-clair: Não é uma questão de lugar, nesse aspecto concordo contigo o Corpo é também uma alma que pensa. Á questão coloca-se no campo da subjectividade humana, do eu, aí, na pessoa, corpo e alma têm formas de se manifestar completamente diferentes com exigências próprias e, se às vezes (felizmente muitas) se complementam, outras divergem de forma que nos parece inconciliável.

10:45 da manhã <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home