segunda-feira, setembro 10, 2007

Mamografias e ecografias

Lá fui eu na roma ria, a rir de roma indo na ria (ai que me socorram as variâncias das palavras!) para desaguar em frente de instrumentos científicos. Os olhos espelhados das máquinas, os tubos, as sondas, o Raio X,a graça descontraída da médica, o meu medo. Já sofri demais com casos de mama vs útero.As vísceras em contramão, a reivindicar o seu protagonismo. Cada uma berra para o seu lado, há que dar-lhes ouvidos. O periscópio virado às entranhas. Nódulos e mais nódulos, constelações quísticas, a responder em eco à sonda. O meu pavor inteirinho a trautear músicas silenciosas, a consciência de coisa em vias de entornar, tipo fêmea, uma vontade louca de subir calças, apertar soutiens e rumar dali para fora rápido, apanhar a trouxa e dormir à sombra de um embondeiro. Como a natureza, sou refém do capricho dos elementos mas, nostalgias aparte, tenho um bom abrigo, não entusiasmante mas eficaz, estou a falar da ciência, há que se submeter a ela, não faz milagres mas remenda bem.

10 Comments:

Blogger Ana Paula Sena said...

Pois! :)
Tens a razão do teu lado.
Sinto-me solidária.
Bj

3:12 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Gi said...

Isto é para lembrar que depois de tanto "sofrer" o que custa menos é mostrar o resultado. Tenho-o ali há 2 meses (ou mais) vou adiando como quem adia uma sentença. E até pode ser só uma multa ...

beijos

7:18 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger sobre-nada said...

Confia.
Força.
Beijos

10:37 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana M. said...

Bem bom quando se pode remendar.
Até agora, sempre me valeram os remendos.
Fechar os olhos ou olhar para o lado é que ajuda pouco.
É algo parecido com o mergulho rápido em mar gelado.
Saindo da água, a temperatura ambiente é, quase sempre, reconfortante...

Um beijinho de quem passa por esses tormentos com regularidade...

4:37 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... é o que vou pensando para com os meus botões. Quando fôr necessário, hei-de agarrar-me a ela como o náufrago a uma bóia. À ciência, está bem de ver.
Roma acima, nero abaixo.

9:04 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Manuel Veiga said...

antes remendado(a) que mal cozido(a).dir-se-ia!...

6:03 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

ana paula: brigados.

gi:o resultado às vezes também custa, mas pega lá nisso e mostra`ao médico, se faz favor, ao menos tiras daí a ideia.bjos

sobre-o-nada: confio sim senhor, até porque acho que tá tudo bem...acho...

sininho: pois é quando tem que ser é mesmo fechar os olhos e não se acobardar! Obrigada pelos beijos, há um ror de mulheres em situações como esta ou bem piores!

legível: Roma acima? Bem...tu vê lá não vás muito para cima não vá a Roma aborrecer-se!

herético: mal cosido é que não!

11:47 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

excelente texto, brilhante

(acho q para além de resistente ainda foste criativa valeram as penas :D valeu a pena em esferográfica)

2:24 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

mo: pois que se façam as fraquezas forças... e o teu blog por onde anda?

10:14 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

a dormir :D

4:39 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home