quinta-feira, setembro 20, 2007

Posso sonhar. Correr duna abaixo até ao mar. Pés descalços. Entrar mar dentro. mergulhar na água gelada.Sentir que toda a praia é minha, assim como meus são todos os desejos e que vêm ao meu encontro como convocados por uma força desconhecida.Posso evadir-me do princípio da realidade, sim, não deixar que ele me converta em impossível e violento tudo o que me parece possível e pacífico.Mas o mundo não é o que quero que seja, e por isso deixo de querer. Abandono o sonho. Reconheço a minha impotência para mudar o que não depende da minha vontade.Tão pouco sei como se faz ou se é possível fazer algo. Aquilo que quero, o que sempre quis não é material, não se conquista com lanças ,com palavras ou com posições, sempre caminhei nua para as batalhas, de coração limpo e com coragem, sem perceber que o mais provável era a derrota. Talvez me animasse a súbita beleza, a magia,o inevitável do coração, mas tudo isso parece agora pouco, esboroa-se nos dedos como se nada fosse ao ponto de duvidar se de facto terá sido...ai melancolia, sobra-me. Sobra-me demais.

10 Comments:

Blogger Ana M. said...

Há sempre uma altura em que a melancolia acha que nos vence.
O desfazer do Verão, e logo este que mal nos convenceu, tende a puxar-nos para baixo.
E daí?
Já lá dizia a Scarlett O'Hara que "after all, tomorrow is another day"!
E as scarletts é que a sabem...

Beijinho e bom fim de semana

1:11 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Bandida said...

desde que possamos sonhar... está tudo dentro da mão.



beijo

B.

10:45 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Paula Sena said...

Que bonita imagem: "sobra-me melancolia...".
Também me sobra tanta, acredita... :)
Mas a melancolia pode ser um caminho...para alguma coisa...talvez melhor...
Beijinhos amigos e com alguma melancolia, face à proximidade do Outono. :)
Bom domingo!

5:34 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Gi said...

Já fiz e desfiz este comentário (ontem e hoje uma série de vezes).Identifico os sentires mas receio sempre confundir o escritor e a obra. Pode não ser um "sentir" aquilo que tu sentes e tratar-se apenas de um desabafo poético induzido pela melancolia.

Basicamente queria dizer que mais do que abandono isto apresenta uma derrota. É este o nome que se dá a quem desiste. Pode-se pensar que é tarde, o facto é que nunca é tarde para se virar a vida do avesso. Disse que identificava os sentires. Sei do que falo. A resposta não está no mundo lá fora. Está dentro de nós.



A força para ultrapassar isso a que tu chamas melancolia , eu sei que está bem lá denro de nós. O problema é que por norma se procuram resole eu chamo derrota.

6:12 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Anonyma said...

Levantar e pés a caminho que se faz tarde.
A melancolia é como a areia fina da praia...em tudo se enterra, tudo conquista, tudo ameaça...
E esse jeito de ser português, não é fado...é opção, livre escolha, preferência...
Camões morreu, Portugal não se cumpriu e o que podia ter sido, não me interessa, passou como a água do rio entre as pontas dos dedos...
Viver custa.
Mas essa é uma lição que nos livros dos poetas não vem pois só se aprende, vivendo...
E essa é uma escolha que só tu podes fazer...morrer vivendo ou viver morrendo.

12:14 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Manuel Veiga said...

um texto melancólico. percebo a melancolia e a frustação. mas importa prosseguir, sonhando. e agindo na direcção do sonho...

gostei muito

12:44 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Monalisa said...

Ouvi dizer um destes dias que a esperança encolhe com o tempo - parece que sim...sobre vinho verde: não me comprometo a enviar nenhuma garrafa pelo correio, mas quando vieres cá tenho todo o gosto em partilhar um copo contigo ( adamado de preferência, que é mais docinho ). Beijoca

9:25 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

sininho: ela sabia, pois o que tinha de ser tinha muita força. e tinha mesmo.Já lá vai o fim de semana, coitado, tão fraquinho!Bjo

bandida: oxalá tivesses razão! Bjo

ana paula:esta melancolia é outonal,às vezes dou-me à melancolia, já nem preciso bater, tá sempre à minha esera. Bjos e a escola este ano?

gi: essa dúvida tem sentido, estes eus que por aqui polulam nem sempre são autênticos, podem ser ficção, este é mais um estado de espírito, recorrente mas um estado de espírito.Penso muito em virar a vida do avesso. sim. a inquietação, e também uma certa frustração, why not, estas coisas não são politicamente correctas mas são, e têm voz.

10:23 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

anonyma: às vezes morre-se, dizem os poetas, vivendo. eles também sabem, nós sabemos por eles antes de verdadeiramente sabermos, é a diferença entre ir a Nova Iorque e ver os fimes do Woddy Allen.

herético: percebemos sempre a melancolia apesar de hoje ser um conceito assim desusado porque não casa com produção, e o que não casa com produção é danação! brigada.

mona lisa: Verde tinto de ponte de lima adamado, quando aí for não me vou esquecer!nem quero!

10:46 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Paula Sena said...

Manhã: A escola é a mesma do outro ano. E o trabalho é mais que muito.
Bom trabalho por aí... espero. :)

6:12 da manhã <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home