segunda-feira, março 10, 2008

Marcha da Indignação

Foram 100.000 a sair à rua. É caso para perguntar: Onde estavas tu no dia 8 de Março de 2008?
Foi uma manifestação ordeira apesar do imenso caudal de gente, não se exigiram cabeças, o que é sem dúvida um sintoma de civismo, mas a ministra com ar seráfico manifestava-se em gabinete: "Que não cedia" a imagem era tão bolorenta e salazarista! Mas não cedia o quê? Agora minha cara perdeste o protagonismo, já não interessa o que dizes ou fazes, agora só interessa o que nós professores vamos fazer!
Esta ministra não merece o povo que tem! E sem dúvida que o povo merece melhor!

11 Comments:

Blogger Martini said...

E eu pergunto, o que vão os professores fazer?
Estou completamente ao lado dos professores!
~Mas não posso deixar de assinalar as respostas que vi de alguns, quando questionados sobre o motivo do protesto mal sabiam responder. Obviamente a comunicação social ajuda um bocadinho a promover esta má imagem, mas o que é facto é que houve professores que não faziam ideia, nem o motivo do seu protesto,pior, mal sabiam expressar-se. E isso desgostou-me um bocado.

1:07 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SMA said...

Bom dia,

Onde estava eu, no dia 8? Estava as 14h30 a tentar passar para artilharia um, em que estupidamente fui pelo marques e claro que não consegui passar... Obvio que uma reunião que devia começar as 15h, não começou... sem querer tive-me que juntar!!!

Hum... pensando melhor, acho que te vi lá... risos


bjo

4:31 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger rv said...

Não pareceu de facto q alguém a um sábado com imensas coisas p fazer saísse á rua p manifestar-se em prol do q não sabe explicar...antes pelo contrário,e n por ser docente m por sermos 100 mil.
Acho q finalmente me senti orgulhosa da classe a q pertenço, no sentido em q o estatuto da carreira de docente é de tal forma cruel e injusto p todos q os mesmos teriam q se juntar p lutar por variadissímas razões pq a questão não é só a da forma de avaliar m sim muitas e muitas outras questões q estão em jogo, e este n é um jogo qq, é uma vida profissional q já tem alguns anos de labuta e q traz p casa ao final do mês a pechincha vergonhosa de uma daquelas profissões q mais perdeu valor com o passar dos anos.
P mim é mais caso p dizer q isto Portugal defitivamente não faz parte da Europa,somos um apêndice visitado por muitos,

:)

5:28 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

martini:Olha, das intervenções que ouvi dos professores na mahifestação não fiquei com essa ideia.Nenhum de nós parece ter espírito corporativista e por isso deve manter o espírito crítico em relação à sua classe, daí que no calor do momento podem existir bloqueios, pode haver professores que não tenham sido esclarecedores acerca dos motivos desta visíbilidade súbita numa classe que tem sido anónima e bem comportada, mas se quiseres um esclarecimento posso dar-te. Não trouxe razões para o blog porque me pareceu enfadonho, mas possivelmente é melhor dá-las, não vão pensar que é uma diatribe sem qualquer fundamento.

presença: Foste então cúmplice à força, ainda mal ou bem, não sei.Boa visão! Parabéns!

rv: as instâncias de poder socorrem-se sempre do argumento de que há muitos professores em lista de espera para não terem que justificar o parco ordenado. O desemprego e o excesso de professores é suficiente como forma de pressão, se tivermos em conta o lado pragmático e contabilístico mas não é elástica esta justificação, não serve para exigir tudo. Esse é outro dos motivos do descontentamento. Obrigada pela participação.

12:21 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

errata: visibilidade

12:23 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Paula Sena said...

Manhã: não posso deixar de manifestar, da forma mais clara possível, e dado o contexto deste lugar virtual, o essencial da minha posição.
Concordo com a avaliação, mas não feita com pressa e muita desinformação. É preciso tempo para fazer um bom trabalho e do que mais temos falta, neste caso, é desse tempo necessário.

Deixo-te um beijinho e aproveito para dizer aqui que te considero uma professora muito competente. :)

1:51 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Saraiva said...

Eu estive aí... em pensamento.


(Finalmente, respondi ao teu desafio musical)

9:46 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Monalisa said...

Estou completamente solidária com a posição dos professores. Gosto de perceber que aquela atitude típica dos portugueses de reclamarem no café e depois nada fazerem não funcionou neste caso. Gostei de ver a mobilização, as pessoas têm que defender os seus pontos de vista com actos. Entendo que muita coisa deve ser melhorada no ensino, mas os professores não são cobaias e o que tem acontecido em Portugal é que se aplicam modelos que já demostraram noutros paises que não funcionam. Com tudo isto o que se tem conseguido é fragilizar de tal forma a posição do professor que ninguém respeita uma figura de autoridade estruturante para a sociedade. Acho muito bem que se defendam, também me parece que já chega de experiências.

10:31 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Manuel Veiga said...

"Esta ministra não merece o povo que tem! E sem dúvida que o povo merece melhor!..."

beijo. por tão certeira síntese.

10:47 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

ana paula: todos nós sentimos total desconforto para com estes critérios de gabinete, só quem não conhece a vida das escolas pode concordar com este absurdo! Obrigada. Bjo

e-clair: eu sei, só podias! Já fui ver!

monalisa: a avaliação dos professores é necessária, mas não deste modo. Claro que vamos ser cobaias, a não ser que a nossa hubris nos faça dizer NÃO! com as consequências que um não pode ter. Obrigada.

Herético: e não merece, já basta de "paninhos quentes"!

11:25 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger colher de chá said...

eu tb lá estive!! a prestar a minha solidariedade, para reforçar a demonstração, para fazer número, para que saibam que somos muitos mil. e muitos em desacordo.

para que este governo perceba que já não é bem vindo. sobretudo a lurdes...

11:22 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home