quarta-feira, dezembro 21, 2005


Hoje deu-me para saborear conchas, conchinhas, leques e búzios, devo agradecer à maré, às correntes e aos ventos que arrastaram mansamente estas relíquias e as depuseram a monte numa orla bem delineada que marcava o sítio exacto onde o mar tinha restolhado para depois se afastar.Escolher, admirar, meter com cuidado no bolso, olhar o horizonte prateado e sentir que somos um país de mares e marés mesmo na orla do velho mundo, que podemos por momentos imaginar os nossos antepassados a tecer pacientemente, sentados na areia, colares de búzios, a trazê-los para casa, e a encostá-los ao ouvido para ouvir o eco do mar.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O mar sempre traz coisas boas.

Abraço.

7:16 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Agora viajei até ao Algarve, até à minha praia, lembrei-me de Setembro e das marés vivas, dos momentos de evasão em comunhão com o espaço que é nosso, com a areia e com o mar e com as pessoas.

7:20 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger SalsolaKali said...

Cantares dos búzios

Ai ondas do mar, ai ondas,
ó jardins das alvas flores,
sobre vós, ondas, ai ondas,
suspiram os meus amores.

No fundo dos búzios canta
o mar que chora a cantar
ó mar que choras cantando,
eu canto e estou a chorar!

Ai ondas do mar, ai ondas,
eu bem vos quero lembrar:
«a minha alma é só de Deus
e o meu corpo da água do mar!»

Afonso Lopes Vieira

Beijo grande
SK

12:40 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

que patriota!

12:54 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

E ja agora, que o Natal e 2006 sejam como mais desejas, é tudo o que te posso dar e desejar!!!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!

1:01 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

pablo: Nem sempre, nem sempre...olha o que aconteceu na Indonésia e naqueles países perto!

pé: Viajaste até um sítio de romance: Vila do Bispo, a praia do Zavial (não sei se está bem escrito!ã praia não conheço mas da próxima vez que vá ao Algarve, vou lá) Vila do Bispo lembra-me as novelas do Branquinho da Fonseca, é um sítio com mistério,e as marés de Setembro não esgotam, para o próximo há mais não sei quantas a alagarem as praias!

salso:Bonito!Está tudo dito!

semcantigas: Disseste "triota"? Pois é isso e não só!

bacardiman: Obrigada, para ti também muito Jameson 2 anos e por aí fora! Bjos

7:23 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger patologista said...

Infelizmente, não sei se por acção do homem, já não se vêm tantas conchas como antes.
Curioso, passo férias sempre na Figueira (Concelho da Vila do Bispo), onde tenho família, e vou ao Zavial todos os dias. Lá para o fundo da praia pode-se praticar nudismo misturado com os não nudistas com uma naturalidade fascinante!

12:00 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Zavial assim mesmo. Chegas ali à Raposeira e viras à esquerda se vieres de Lagos, à direira se vieres de Sagres. E segues um caminho que parece que não existe porque não tem prédios e gente encafuada a fingir que passa férias. Tem vales...de onde que qualquer ponto se vê o por do sol. Até tem um menir (isto a caminho da ingrina que é outra praia). E chegas ao zavial e tens uma praia de perder de vista, como se fosse um lugar escondido, onde podes passear até lá mais ao fundo caso esteja maré vazia.
Tem o restaurante do Sr Ernesto que já foi mais típico do que é agora, mas onde eles são quase família porque ficam contentes quando vêem as pessoas que conhecem.
O Zavial...onde há conchinhas e rochas!

10:27 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Patologista: A praia do Zavial e Vila do Bispo, engraçado! Mas as conchas não são forretas, elas estão por todo o lado, somos um país de conchas!

Pé: Eu sei onde fica! Só que não me lembro de lá ter ido, aquelas praias por ali são ´fantásticas, todas, nem sou capaz de eleger uma!

12:11 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home