sábado, janeiro 28, 2006

natureza

Fotografia de unfocused

Têm estado tardes frias. Ao cimo do monte da oliveira passeio o cão nas tardes frias,a sua respiração de cão corredor sai como fumo estreito. Digo-lhe "anda cá" ele vem, porque se habituou a que lhe dê um pedaço de chocolate doce. Temos isso em comum, eu e o cão, gostamos de doces e precisamos de ser cativados . Olho nas janelas do bairro, das casas que rodeiam este pedaçito de terra ainda selvagem, penso que cada um está entregue à sua vida, às suas preocupações, aos seus desejos e frustrações, não os conheço, mas também tenho quase a certeza que temos isso em comum. Às vezes chamo o cão mas ele não vem, uma cadela aparece na paisagem e o cão já não quer saber do chocolate, corre desvairado para brincar um bocado com a parceira. Ela nem sempre está para aí virada, desencontros...quando assim é, sou eu que tenho de me pôr a correr para os separar antes da zanga fazer sangue. Também temos isso em comum, eu e o cão, corremos quando na paisagem se perfila algo melhor que um pedaço de chocolate, algo com o qual podemos brincar , mostrar quem somos, descobrir quem é o outro e o que tem para nos oferecer. Nestas tardes frias, tenho aprendido muito com o cão e digo "Até logo" aos donos das cadelas que o "desatinam" porque sei que temos isso em comum, ambos percebemos que as leis da natureza são assim e repetem-se em todo o lado.

6 Comments:

Blogger  said...

Interessante perceber como os cães são como nós (alusão ao livro do sr que por sinal é muito giro!). Mas eles são como nós porque assim os ensinámos. As recompensas que damos aos nossos cães por fazerem aquilo que mandamos, não passam de uma projecção daquilo que nós próprios gostariamos de ter, uma recompensa a cada boa acção. Claro que as nossas recompensas são bem mais sofisticadas, mas é aí que reside a diferença entre o recional e irracional!

2:08 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Errata: racional

2:08 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Madame Pirulitos said...

Tem graça...hoje acordei a pensar que queria rever um filme...Mundo Cão. Afinal há coincidências?

8:21 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

Está mais que visto que os animais estão na ordem do dia; os racionais e os irracionais (parafraseando a nossa comum amiga Pé... sempre, sempre ao lado da dança!).

É bom que assim aconteça; que não nos esquecemos de quem somos e que devemos guardar nem que seja um instante breve para passear o animal que há em nós e reflectirmos. Se não houver um espaço bucólico ou aprazível, que seja o descampado dentro da cidade; aproveitemos este domingo... caríssimos fiéis.

Estou a treinar para a homília daqui a breves instantes...

(Um dia tramo-me com estas brincadeiras parvas...)

10:40 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

errata: "que não nos esqueçamos de quem somos e guardemos..."

10:42 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

pé estás a referir-te ao Alegre,certamente,mas há o Joyce que tem um livro chamado "Retrato do artista enquanto jovem cão "(se não me falha a memória).Pois é nós somos bem mais complicados! Bolas! Se fossemos assim simples não tínhamos blogs...esses bocadinhos de auto-comiseração e chocolate quente. (desculpa, hoje está-me a dar pro chocolate, já ontem também...vou ali comer um bocadinho...)

macaso:Esse filme dá voltas ao estômago (então depois do chocolate!!)estás a falar do filme mexicano não?

legivel:homilias aparte (atenção que o termo merece bem o risco!) os passeios com cão são do melhor,sem a conotação católica apostólica, que às vezes dá aos domingos, é do domingo ser dia de procissão e benzura,expliquei ao cão mas acho que ele não percebeu!

8:59 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home