sexta-feira, janeiro 13, 2006

Parques e cigarros

Fotografia de Adriana S.Graça
Esta fotografia acompanha o último cigarro.Estou com uma tosse de morte e decidi deixar de fumar, decisão considerada corriqueira e sem interesse algum se considerarmos que todos os fumadores querem deixar de fumar e dos que não fumam só há registos vagos de terem recuperado subitamente de um pesadelo e olharem sorridentes para o futuro. Temo não ser original e até me envergonho um pouco deste alarvismo do fumar não fumar como se não houvesse mais mundo, mais problemas e mais neuroses que esta, 'piquena' e linfática, razoavelmente discreta de fumar compulsivamente. Bem, mas foi tudo para o lixo. Agora andei a remexer no lixo, entre bolo rei de há 15 dias,e beatas velhas -curioso verificar o meu fétiche por lixo, para além de sapatos- lá desencantei o maço.Pergunto para quê isto tudo, ainda me aumenta o ritmo cardíaco e se não morro da doença morro certamente da preocupação da cura. Mas já alertei a cidadela. Mais uma descartável pro monte. Sonho com prados verdes e respirar a fundo, encher o pulmão de ar. Imagine-se!

18 Comments:

Blogger  said...

Conheço várias pessoas que deixaram de fumar (claro que conheço outras tantas que não apssaram da intenção).
Olha o meu pai fumava 4 maços de tabaco, deixou de os fumar de um dia para o outro (enfarte) diz q começou a saborear melhor a comida e a sentir os cheiros...

Acho bem deixares de fumar, agora força de vontade e pastilhas sempre à mão!

8:00 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Peg solo said...

isso de ir buscar o maço ao fundo do lixo é que é vicio! nunca fiz uma dessas..
so fumo qd tenho pleno consciencia de cada cigarro, depois dos 3 por dia essa consciencia deixa de existir por isso. boa sorte se realmente quiseres deixar de fumar! teu organismo vai demorar a recuperar mas depois disso garanto q vais sentir-te mais saudavel, subir escadas vai ser facil facil!

8:43 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

Sou um exemplo (vivo, felizmente) de um cidadão que fumou dois maços de tabaco por dia durante uns anos largos. A dependência tinha tomado conta de mim de tal modo, que quando fazia aquelas tentativas de deixar de fumar (geralmente dizia «este é o último cigarro!»)já adivinhava que estavam condenadas ao fracasso em menos de uma semana. Um belo dia em que me assaltou esse desejo e quando ia repetir a velha fórmula, iludi-me a mim mesmo e já não fumei "o último cigarro". Foi o prncípio do... fim do tabaco. Só me custou nas duas primeiras semanas, porque aí já estava convicto que após uma refeição, durante uma reunião ou encontro de amigos, nunca mais pegaria num cigarro. Há oito anos que não fumo.
Não há passes de mágica. Apenas alguma força de vontade nos primeiros tempos e nunca mais pegar num cigarro, seja a que pretexto fôr. É tão fácil, que hoje já me incomoda o cheiro do tabaco. E tem outra coisa "boa": entendo o fumador, porque já o fui.


Testemunho real do Legível e fora de qualquer campanha anti-tabagista.
Se me fizeres um comment a gozar-me nunca mais te falo...

E tu Pé, não "ofereças" pastilhas à Manhã; deixava o tabaco para mascar chiclets...

9:34 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Art&Tal said...

pois....

isto daria para um grande relatorio

o problema do fumar nervoso é

diferente do fumar tranquilo.

cigarros sao a pior coisa do mundo.

cachimbo e cigarrilhas NAO...

é um fumar tranquilo.

mas se é essa a tua vontade....

força porque se fores homem vais

ver que vais funcionar melhor

6:31 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger merdinhas said...

Repito-me muito quando se fala em deixar de fumar. Sempre falei do cigarro como se de um sexto dedo se tratasse.
Coragem! Só te fará bem amputar esse dedo.

4:27 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger mixtu said...

força companheira... vamos dar cabo das receitas do estado... gerve ao imposto de tabaco...

5:51 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Madame Pirulitos said...

Fumo Slims...

8:31 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

apoio o comentário de legivel, parecido com o meu, fumava 1/2 maço por dia + asma + manhãs dificeis... a minha receita: comecei a ir ao ginásio, pela primeira vez na vida entrei no mundo do exercicio fisico, com medo e sem fato de treino nem sapatilhas, aos 39 anos! que tal? deixei mesmo de fumar, não engordei, ganhei outro vicio: ir ao ginásio! aparelhos 1 hora as vezes por semana possíveis. Faço caminhadas ao fim de semana pelo prazer de andar ao ar livre.
fiquei com fobia a cigarros e a fumadores! insuportável com cheiros e halitos de cigarro! dah
boa sorte e força de vontade, quer dizer: queres ou não deixar de fumar? hem? Responde sem enganar a ti própria!
entras noutro mundo!

9:11 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

pé: Os exemplos são muitos e díspares, lembra-me uma canção do Adriano Correia de Oliveira "Este parte, aquele, parte e todos todos se vão, Galiza ficas sem homens que possam cortar teu pão" em travesti: "Este deixa, aquele deixa...e todos deixam de fumar, Lx ficas sem fumo que possa poluir o ar" (Não está muito bem mas foi o que se arranjou)

pegada:fala uma entendida, depois do 'mastoideu', só o ar que me deu!

Ó legível:Força de vontade, I Know, hoje só fumei três.Fumarei o qurto? I don't know! Dífícil mas não impossível.

soda cáustica: Nops.Isto é mesmo trabalho para um só.Eu e o cigarro, um duelo a sós.

holeart: se fosse homem andavam as andorinhas a voar para trás e as columbinas a arbitrar os jogos de futebol. Mas a ideia de um fumar tranquilo é animadora (embora nesta altura não sei se é a melhor ideia).

merdinhas: Obrigadinha, foste mesmo animador!

mixtu: É, mas eu tenho pena do Estado...

macaso: Slims...nã sei mesmo, marca de cueca?

semcantigas: essa do ginásio não me convence, não sei porquê, aquela gente toda a suar e a olhar o vazio deprime-me. Prefiro as tais de passeatas, sempre se vê umas gaivotas e a erva a crescer.

10:33 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Art&Tal said...

o cf espreita por tudo o que lhe melhore a visao do mundo.
fumar...
...foge enquanto é tempo.

5:56 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

al: Pois, tens razão, certamente.

holeart: Está explicado. Figurinha vigilante portanto.

11:38 da manhã <$BlogCommentDelete>
Anonymous Anónimo said...

Ah! E aqui tb havia um 13.
Deste modo, deixa lá ver o que posso comentar aqui.
(coço na cabeça como uma qualquer desenho animado)
Pois eu acho uma excelente ideia deixar de fumar.
E dou-te uma razões palpáveis:
1. Faz-te bem à saúde
2. Faz bem à saúde dos outros que fumam o teu fumo
3. Faz engordar a carteira, ou melhor, faz com que não emagreça
4. Rejuvenesce a pele
5. Melhora o hálito
6. Melhora as funções cardiovasculares
7. Merid... vai gostar muito

Serão suficientes estas sete razões.
Sete é um número de sorte.
Para contrabalançar o treze.
Até.
Merid...

11:07 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

lol pró ginásio, experimenta e depois fala, 1 hora de solitária reflexão, 1 hora minha, 1 hora com esperança convicta que fico bela!
(o drama começa na compra das sapatilhas e de umas calças de fato de treino, depois passa......)

12:41 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

semcantigas: eu é mais natação, por causa dos dramas!

7:53 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

merid...pois está bem, aliás está quase, concordo com tudo, o ponto de vista é insofismável! (palavrão hein!) mas esses três pontinhos, bolas, são mesmo um nunca acabar de entretantos...

9:47 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Como vai a luta contra o cigarro?

9:22 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

Ó pé, vai indo com altos e baixos, por agora em redução!

11:08 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger  said...

Não sei se ajuda, mas espreita aqui

9:01 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home