quinta-feira, junho 07, 2007

camas

My bed de Tracy Emin

Gosto muito de camas, e como em todas as coisas gosto de muitas e variadas camas. Poderia fazer uma biografia a partir das várias camas que tive. De solteira, de um corpo, corpo e meio, casal. De pobre, colchão no chão, de remediada, de pacífica e de "em estado de sítio". Das camas altas, que ao sentar ficamos com os pés bamboleando, com cabeceiras em ferro, ou sem cabeceira tipo japonês, baixas, de modo a rebolar para fora sem partir os costados.Das camas com jornais espalhados, com restos de pequeno almoço, sempre por fazer, às muito aprumadas com uma boneca de plástico sentada (daquelas que andam sozinhas quando lhes pegamos nas mãozitas).

Bom seria de apreciar, a quantidade de coisas que se pode fazer na cama, embora o vulgo logo pense numa só coisa, "todavia porém", lembro-me de uma entrevista da Natália Correia onde dizia que toda a sua actividade literária tinha sido produzida na cama ; parece-me que muitas ideias surgem no limbo, entre o levantar de manhã e o "ainda não" quando o corpo está dormente e a mente voa . Considero mesmo uma estuporada coisa de mentecapto associar a cama à preguiça e a preguiça à falta de empenho ,uma série de valores sebosos para o status. Reinvindico aqui e agora o direito à cama, isto é ... o que quiserem que seja!

10 Comments:

Blogger Ana Saraiva said...

Eu, por acaso, bem gostava de dormir numa cama verdadeira...não num clic-clac...ahhhh, uma boa cama espaçosa, dura e baixa...(bem, sempre há o chão...)

10:23 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Bandida said...

essa cama da Tracy Emin é fantástica.
efectivamente a cama é um espaço de criatividade, sem dúvida...com e sem ironia... :) e criar é criar. e claro que é o melhor espaço para tratar de nós. desde o almoço ao jornal, ao pequeno e ao jantar, passando pelo sonho e pelo calor dos corpos. seja ela nas nuvens ou nos caminhos. a qualquer hora. manhã.

beijo

B.
________________________

11:15 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Peg solo said...

ah ah ! subscrevo totalmente e incluo no pack as calças de pijama ;)

2:51 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Paula Sena said...

Excelente ideia! O elogio da cama! Se pudesse, ficava por lá tempos e tempos... Adoro a minha cama. Qual preguiça, qual quê! Tens toda a razão! E aquele momento no limbo... :)
Bom, eu sou suspeita. Gosto tanto de dormir!!! Preciso de dormir sem despertador! Preciso de férias! E férias, para mim, também são cama!!
Beijinhos

P.S. - A foto é deveras interessante.

8:41 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger mixtu said...

direito à cama
eu não passo sem a minha por melhor que seja a cama na viagem...
abrazo europeu, monarquico e verde

11:14 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Art&Tal said...

a onomatopeia podia ser cinematografica... simplesmente PUM!

que onomatopeias tens para esta instalaçao?

podia ser "eu sou uma das maiores coleccionadoras de arte do mundo"?

a instalaçao da sarah jackson é mais forte.

agradeço

8:31 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

e-clair: clic clac deve ser cama de abrir e fechar, daquelas que desaparecem de repente...incómodo. Baiba e dura e espaçosa, subscrevo.O chão nem tanto!

bandida:essa das refeições todas na cama nunca experimentei, não sei, não me é muito agradável, gosto de comer em mesas (sem ironia claro!) mas de criação toda!Bjo

peg solo:Tá bem, pode ser com calças de pijama, no Verão também?Tem um certo tom sim senhor !

Oh ana paula férias! embora eu as faça sem ser apenas quando me autorizam que é melhor e cheira um bocadinho a transgressão, recomendo-te, todas, as possíveis!Bjos

mixtu: há lá alguma coisa que substitua a nossa cama?! Nops e a nossa almofada! As de viagem em hotéis também dá para degustar, quando têm aqueles lençóis todos esticadinhos e o pessoal morre de cansaço!Abraço republicano!

art e tal: vou ver! A onomatopeia para esta instalação? Sheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!Depois: Dassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

10:46 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger desculpeqqc said...

Exacto.
A cama pode ser o berço de muita produção.
Quanto à preguiça, porque não... sou defensor de vários pecados e a preguiça sabe bem, especialmente na sequência da gula.
Mas tal como o sexo, a preguiça, também essa se pode praticar em muitos outros locais.

12:57 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Mónica said...

e uma coisa que me incomoda é coisas debaixo da cama, gosto de ver o chão debaixo da cama, acho que é "trauma" de infancia em africa: o medo q estivesse uma cobra debaixo da cama, ó caraças o q me foste lembrar :-(

o colchão tem que ser duro!

10:10 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

lfm: ai os pecados mortais, a preguiça e a gula! Bem vindo!

mo: Bolas! Cobras! Foge! Mas não é só de África, quando era pequena também espreitava para debaixo da cama com medo que estivesse alguém escondido!

11:16 da manhã <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home