quinta-feira, outubro 25, 2007

humores

Não sei bem que escreva, há dias em que as palmadinhas nas costas me enjoam e que nada do que faço me empolga.há dias, só o facto de os haver ressoa a condenação. viver no tempo repetido. fazendo gala no tempo perdido.lentidão propositada. há dias como gansos a grasnar numa caverna escura. se fosse traduzir como condição humana, ria da metáfora, todas o são, as condições, e não adianta dizê-lo.quero acreditar que o pensamento não tem sexo mas dou por mim a considerar que sim, só pode ,dadas as súbitas variações de humor que não são mais que hormonas em deriva, lá para um sítio perpendicular ao juízo, (recusarei sempre considerar a constância de humor coisa a admirar, nada).Sei onde dói, sei. vários sítios. a dor, sendo sempre nova, também é difusa e aí, as hormonas calam-se porque os factos falam mais alto. podia continuar infinitamente alongando razões, subterfúgios e causas porque hoje parece tudo o mesmo, falta de análise, só a análise separa, mas não me dou ao trabalho, outra das dimensões destas dores é que, em geral, dissecá-las é aumentá-las. daí que vou comer. Posso não? Não devia mas posso.Até porque são horas de comer. há dias de comer.e já me estou a sentar nas metáforas novamente. queria dizer outra coisa e digo esta.não deixa de ser confortável dizê-lo. Posso não? Pssst Não posso?

8 Comments:

Blogger Bandida said...

essa coisa da fome é um cantinho escondido na margem do desejo. e não fosse ele o grande responsável pelo apetite dos sentidos. ah, pois é. ainda que a responsabilidade das metáforas só a elas diga respeito. mas... falava eu de fome. que é como quem diz vontade de acalmar vontades... comem-se as metáforas e ainda por cima se podem acompanhar com vinho. tinto. de preferência. a abrir na garrafa o apetite do sonho.
acho que é no sonho que se desenvolve a fome.


beijo H.


B.

1:18 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Manuel Veiga said...

podes comer até te empaturrares de matáforas...

por mim...

mas cuidado com ementa - não te "safas" da política... rsss

1:30 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Alberto Oliveira said...

... há dias assim, noites cozidas e madrugadas assadas. Também os (as) tenho, mas assobio a marselhesa (a portuguesa não, que dá azar... ) e volta tudo à forma do costume. Que é como quem diz: à incontornável pasmaceira colectiva. Dos gansos nunca dei conta, mas distraido como sou, naturalmente até já passaram por mim, num desses dias, mamutes embalsamados e ... pensei que eram autocarros da carris. O pensamento tem sexo, sim senhora! Não me perguntes é quantas vezes por dia, por mês ou por ano... Das variações de humor não me admira que não me admires porque aí a minha constância é proverbial: nunca ninguém me vê de trombas. Nem a minha (abomino este pronome de posse que lembra vagamente a escravatura) Constância; esposa que amo muito e só muito raramente me questiona: "Ó homem! não podias, para variar, pôr hoje uma cara de pau?"

Não as disseques nem as analises. Às dores. Vai almoçar e se já almoçaste, janta ou toma o pequeno-almoço. Hoje pode ser um daqueles teus dias. Os do comer, bem entendido.

3:53 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Paula Sena said...

Minha nossa! :):) Admiro sempre o teu magnífico sentido de humor! :)
Olha, também vou comer. Também ando instável e isso tudo...Comer a gente ainda vai podendo... E é sempre...hummm...tão bom saborear uma daquelas refeições de fazer crescer água na boca! :)
Acho que também vou comer imenso. Quero lá saber do resto! :)
Bom apetite, minha amiga!
Beijinhos da A.P.

7:11 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Martini said...

Como se chama esse sítio perpendicular ao juízo? E o que lhe é paralelo?

Há dias de comer, e dias de escrever e de doer e de rir e de sorrir e divagar etc e tal.

(Não sei fazer comentários!)

12:32 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

bandida: eheh, metáforas para o jantar, com vinho why not?

herético: não tenciono comer nada indigesto! eheheh mas obrigada pelo conselho!

legível: eheheheheheh mamutes? olha que isso com um bocadinho de ketchup marchava!

ana paula: não fora já ter jantado e ia comer outra vez, é que estas respostas aos vossos comentários estão-me a dar cá uma fome!

martini: paralelo ao juízo? deixa ver a imaginação? Maybe. Perpendicular porque faz peso no dito juízo...não?
gosto quase sempre dos teus comentários de modo que essa apreciação deixa-me perplexa!

9:57 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Martini said...

Gostei particularmente do pormenor do "quase sempre", tem um toque perpendicular da razão!

Eheheheh

3:59 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

martini: sempre (prontos!)melhor?

10:20 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home