segunda-feira, novembro 12, 2007

a atordoar

Continua a surpreender-me o cansaço que sinto ao ver muitas obras de arte, sobretudo arte contemporânea, numa espécie de depósito, o museu, a feira. Esta sensação de saturação não me acontece face à natureza, posso ver muito mar, muita areia, muito céu, muita flor, muito monte e muita erva rasteira mas nunca me canso, como se a natureza tivesse na sua mesmidade uma variedade de pormenores infinita, há na natureza uma beleza tranquila, autêntica, na arte não, a arte moderna é chocante e feia.Uma linguagem que se esgotou. Agora gritam, mas ninguém ouve mesmo, são muitos gritos, diferentes gritos, quero fazer como a minha gata e correr dali para fora.
Aqui no burgo,os objectos têm a força que têm, vamos tratando deles, conservando-os, eles complicam-nos um pouco a liberdade, são só objectos, penso, e bebo uma imperial, os dias são solitários e às vezes não, às vezes não, um súbito calor, uma súbita comunhão. Confesso que me emociono, muitas vezes esqueço-me que sei pensar e são só emoções e atrapalham-se e conflituam e ficam cá dentro a atordoar.

5 Comments:

Blogger Bandida said...

rebentam nos dedos as emoções e assim somos. definitivamente. ainda que atordoados e infinitamente fartos. tatuagem do tempo a diluir a cor. a textura da tela.

acompanho-te na imperial.

12:12 da manhã <$BlogCommentDelete>
Blogger Manuel Veiga said...

é bom o "atordoamento" da natureza versus o "entulho" de (alguma) arte.

concordo. rss

7:55 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Anonyma said...

Arte?!!
Natureza?!!!
Arte da Natureza...
Natureza da Arte...
A Arte deve ser fruída...
A Natureza também...
Mas deixaram a Natureza na rua e a Arte fechada no quarto das traseiras.
E, só aquele senhor baixote, que aparece por aí aos Sábados de manhã, tem a chave...

11:44 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger Ana Paula Sena said...

Olá! :)
Olha, amo a arte, apesar de tudo. Mas junto-me a ti na contemplação da natureza (e já agora, também vai uma imperial!). Nunca deixa de me surpreender e de me curar de todos os males. É única! :)
Beijinhos amigos!
Bonito texto!

9:17 da tarde <$BlogCommentDelete>
Blogger manhã said...

bandida: bebamos então!

herético: entulho tá bem visto!

anonyma: quem é o sr baixote?

ana paula: sorte a tua! Tchim tchim!

11:02 da tarde <$BlogCommentDelete>

Enviar um comentário

<< Home